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Type: Dissertação
Title: Interação dos jovens a partir das mídias digitais: implicações no cotidiano escolar
Author: Cruz, Andréa Otoni Antunes Sales da
First Advisor: Borges, Eliane Medeiros
Referee Member: Bruno, Adriana Rocha
Referee Member: Sales, Shirlei Rezende
Resumo: O presente trabalho parte de uma pesquisa cuja questão investigativa é: “Qual ambiente comunicacional os adolescentes habitam e quais os interesses que os movem em seu interior, considerando os alunos do 7º ano de uma escola da rede pública estadual de Juiz de Fora?” O objetivo é analisar como acontece a interação dos jovens nos espaços digitais, refletindo sobre situações em que estas interações acabam por interferir no cotidiano escolar. Por meio do grupo focal e dos registros das situações do cotidiano busquei perceber como acontecem as interações e a vivência entre os alunos no espaço escolar, mediadas por tablets, computadores e celulares. A interatividade, presente na cultura juvenil, encontra na comunicação móvel variadas formas de expressão, que nos chamam à reflexão sobre as relações e as práticas sociais. Entre os adolescentes há uma necessidade de se fazer presente virtualmente, ter um imenso número de amigos virtuais que se comunicam simultaneamente através do Facebook, WhatsApp, Instagram ou Telegram. A análise dos dados está organizada em duas categorias: (1) as relações de amizade estabelecidas por meio da interação nas redes sociais e (2) o público e o privado no uso de imagens pessoais nas redes sociais. Esta pesquisa possibilitou uma aproximação com os alunos na fase da adolescência através da qual foi possível encontrar importantes achados: as interações entre os mais jovens sofrem implicações das relações estabelecidas no contexto digital. Para os adolescentes, ser popular em seu grupo de contatos é um ponto importante, e o número de curtidas se constitui como um status social. A exibição pessoal é considerada importante com o objetivo de ganhar curtidas e chega-se a disputar o número de curtidas e de amigos on-line. Publicações online interferem no cotidiano da escola, mas as questões são tratadas com medidas disciplinares e punitivas. Fotos em trajes íntimos das meninas para os meninos, fotos dos órgãos genitais, fotos do corpo seminu entre adolescentes, enviadas pela caixa de mensagens do Facebook ou pelo WhatsApp, são procedimentos comuns entre vários adolescentes. Além disso, foi possível identificar situações, no cotidiano escolar, em que os adolescentes usam essas imagens como vingança pelo rompimento do namoro ou para expor o outro ou a outra, para os amigos da escola através das redes sociais. Esta pesquisa não tem a intenção de apontar caminhos, somente torná-los visíveis e cogitar sobre fatos e acontecimentos envolvendo os adolescentes com os quais trabalhamos, para refletir sobre o cotidiano da escola, repensá-lo – de modo a compreender a realidade dos alunos, suas ações e sentidos construídos nos espaços por eles habitados – e transformá-lo. Afinal, quem é meu aluno hoje? Como posso (inter)agir com ele?
Abstract: This work is the product of a research which has as investigative question: “What is the communicational environment of the teenagers and the interests that motivates them, considering students of the 7th grade of a state public school in Juiz de Fora?” The aim is to analyze how occurs the interaction of young people in digital spaces, reflecting on situations where these interactions end up interfering in everyday school routine. Through focus group and records of everyday situations was sought to understand how occurs the interactions and the experiences among students at school, mediated by tablets, computers and mobile phones. The Interactivity that is present in youth culture has many forms of expression through the mobile communication, and it invite us to reflect about the relationships and social practices. Among teenagers, there is a constant need of making themselves virtually present, having a huge number of virtual friends, who simultaneously communicate through Facebook, WhatsApp, Instagram or Telegram. Data analysis is organized into two categories: (1) friendship relations established by the interaction over social networks and (2) the public and private use of personal images on social networks. This research allowed an approach with the teenagers students and it brought important findings: among the younger, the interactions are implicated by the relations established on the digital context. For teenagers, be popular in your contact group is an important matter and the number of “likes” is constituted as a social status. The personal exhibition is important to get likes, and them may compete for number of likes and online friends. Online publications affect the school routine, but this issues are dealt with disciplinary and punitive sanctions. Underwear photos that girls send to boys, photos of the genitals, almost naked photos, sent by Facebook inbox or WhatsApp, are a common procedure among teenagers. Further, it was possible to identify situations on school routine, which the teenagers use these images as revenge for the end of a relationship, or to expose the partner to the school friends through social networks. This research does not intend to point ways, just intends to make the facts visible and think about the events involving young people with whom we work, to reflect on the school routine, rethink it- intending to understand the reality of the students, their actions and meanings constructed in the spaces that they inhabitt - and transform it. After all, who is my student today? How can I (inter) act with them?
Keywords: Interação
Tecnologia
Comunicação
Redes sociais
Cotidiano escolar
Interaction
Technology
Communication
Social networks
School routine
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Programa de Pós-graduação em Educação
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3729
Issue Date: 5-Apr-2016
Appears in Collections:Mestrado em Educação (Dissertações)



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