Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3716
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tomásaugustosilveiradealmeida.pdf678.62 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A questão da posse na ocupação de escolas públicas: a experiência paulista
Autor(es): Almeida, Tomás Augusto Silveira de
Primeiro Orientador: Dantas, Marcus Eduardo de Carvalho
Membro da banca: Silva, Denis Franco
Membro da banca: Cunha Filho, Marcelo de Castro
Resumo: O artigo é uma reflexão sobre a acusação da prática de esbulho possessório no contexto das ocupações de escolas públicas por estudantes organizados. A partir da análise de decisões judiciais proferidas no final do ano de 2015, quando inúmeras escolas do estado de São Paulo encontravam-se ocupadas em protesto, buscou-se avaliar que a prática de esbulho acusada aos manifestantes está ligada a uma visão de valorização da propriedade, seja ela pública ou privada. Valendo-se da leitura de autores do campo do direito civil que discutem a função social da posse e que buscam reinterpretar o conceito de esbulho, foi também possível demonstrar o problema do não reconhecimento da posse em determinados bens públicos, defendido por parcela da doutrina e pela jurisprudência, o que indica um obstáculo à luta pela moradia. Conclui-se que, mediante um encontro da função social desenvolvida no campo do direito civil e a desenvolvida no direito administrativo, os bens públicos devem ser compreendidos como espaços de concretização de direitos fundamentais. Servindo no caso de bens públicos de uso especial como espaço para concretização do direito fundamental à manifestação e nos casos de bens públicos dominicais como espaço de concretização do direito à moradia.
Abstract: The article is a reflection about the accusation of the practice of dispossessed in the context of public school occupations by organized students. From the analysis of judicial decisions made at the end of 2015, when numerous schools in the state of São Paulo were busy protesting, it was tried to evaluate that the practice of dispossessed accused to the demonstrators is linked to a vision of valorization of the property, public or private. Based on the reading of authors of the field of civil law who discuss the social function of possession and who seek to reinterpret the concept of dispossessed, it was also possible to demonstrate the problem of non-recognition of possession in certain public assets, defended by a portion of the doctrine and By jurisprudence, which indicates an obstacle to the struggle for housing. It is concluded that, through a meeting of the social function developed in the field of civil law and that developed in administrative law, public assets should be understood as spaces for the realization of fundamental rights. Serving in the case of public assets of special use as a space for the realization of the fundamental right to manifestation and in the cases of unaffected public assets as a space for realizing the right to housing.
Palavras-chave: Posse
Esbulho
Bem público
Escola
Possesion
Dispossessed
Public asset
School
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PRIVADO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Direito
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3716
Data do documento: 16-Dez-2016
Aparece nas coleções:Faculdade de Direito - TCC Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.