Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/369
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
lucianafreesz.pdf7.61 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: Texto e imagem o papel do ilustrador nas narrativas de Alice
Author: Freesz, Luciana
First Advisor: Ribeiro, Gilvan Procópio
Referee Member: Silva, Anderson Pires da
Referee Member: Pereira, Édimo de Almeida
Referee Member: Rodrigues, Afonso Celso Carvalho
Referee Member: Lima, Maria da Graça Muniz
Resumo: Esta dissertação investiga a trajetória de criação das imagens realizada entre o autor e o ilustrador nas duas narrativas escritas por Lewis Carroll, Alice no País das Maravilhas e Alice no País do Espelho. Publicadas no século XIX, ambas as obras foram ilustradas pelo ilustrador e cartunista inglês John Tenniel. Temos como objetivo reunir informações que esclareçam e facilitem a compreensão do processo de tradução do texto literário para a criação de imagens gráficas. O título “Texto e Imagem” é uma tentativa de agregar estas duas linguagens, observando, por meio do conceito de suplemento de Jacques Derrida, como ambas trabalham intrinsecamente dentro do livro ilustrado. Nas narrativas de Alice, essas linguagens seriam dependentes? Existe uma dominação ou uma exclusividade do texto verbal diante do texto visual? Seriam as imagens fundamentais para o entendimento da narrativa e, assim, o ilustrador seria também autor da obra? Para percorrer estes meandros, em primeiro lugar abordamos as narrativas de Alice em seu texto escrito e constatamos a tendência imagética de sua linguagem verbal. Em segundo lugar conceituamos e levamos em conta o que constitui uma imagem, explorando o livro ilustrado como um meio literário repleto de especificidades. Em terceiro lugar buscamos, por meio das correspondências trocadas entre autor e ilustrador, da análise das imagens e de comentários a respeito das ilustrações, explicar a construção visual do texto e mostrando a sua repercussão. Ao final, pensamos sobre o que se considera “imagem”, refletindo sobre as palavras, seu sentido e sua representação gráfica, a disposição do texto e os pequenos detalhes de formatação que costumam passar despercebidos aos olhares interpretativos dos leitores. Para desenvolver esta pesquisa utilizamos como corpus teórico autores que dialogam a respeito das particularidades entre o texto e a imagem; o livro ilustrado, as histórias em quadrinhos, a palavra-imagem, a poesia concreta e os escritos de artistas. O referencial bibliográfico expõe as teorias de Sophie Van der Linden, Maria Nikolajeva, Maria Scott, Martine Joly, Julio Plaza, Décio Pignatari, Haroldo e Augusto de Campos, Will Eisner, Scott McCloud, Umberto Eco, entre outros. Os autores Morton N. Cohen e Martin Gardner forneceram informações curiosas e dados biográficos sobre Lewis Carroll e John Tenniel.
Abstract: This dissertation investigates the process of creation of images performed between the author and the illustrator in the two narratives written by Lewis Carroll, Alice in Wonderland and Though the Looking-Glass. Published in the nineteenth century, both works were illustrated by British illustrator and cartoonist John Tenniel. We intend to gather information that would clarify and facilitate the understanding the translation process of literary text into the creation of graphic images. The title "Text and Image" is an attempt to add these two languages, watching through the concept of supplement by Jacques Derrida, as both work intrinsically within the picture book. In Alice's narratives, these languages would be dependent? There is a domination or exclusivity to the verbal text on the visual text? Would be the images the key for understanding the narrative and, therefore, the illustrator is also author of the work? To go through among that complexity, first, it was necessary to approach Alice's narratives in his written text and and verify the tendency to imagery for his verbal language. Second, we conceptualize and take into account what constitutes an image, exploring the illustrated book as a literary media full of peculiarities. Third, we explore through correspondence sent between author-illustrator, the image analysis, comments about the illustrations that explain the visual construction of the text and we concluded showing its repercussions. Finally, we think about what is considered "image", reflecting on the words, their meaning and their graphical representation, text layout and development of the small details that often get overlooked by the readers. To develop this research we use authors that analyze the singularities between text and image; the book illustrated, comics, the word-image, concrete poetry and writings of artists. The theoretical framework involves the theories of Sophie Van der Linden, Maria Nikolajeva, Mary Scott, Martine Joly, Julio Plaza, Decius Pignatari, Haroldo and Augusto de Campos, Will Eisner, Scott McCloud, Umberto Eco, among others. The authors Morton N. Cohen and Martin Gardner contributed interesting information and biographical data about Lewis Carroll and John Tenniel.
Keywords: Literatura infanto-juvenil
Lewis Carroll
Ilustração
Processos de criação de imagens
John Tenniel
Children's literature
Lewis Carroll
Illustration
Imaging processes
John Tenniel
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Letras
Program: Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos Literários
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/369
Issue Date: 8-Apr-2015
Appears in Collections:Mestrado em Letras - Estudos Literários (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.