Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3671
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
paulohenriquerezendemonteiro.pdf1.23 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Tese
Título: Paulo Freire como expressão de um tempo de crise: uma história de transição na consciência da sociedade brasileira
Autor(es): Monteiro, Paulo Henrique Rezende
Primeiro Orientador: Rocha, Marlos Bessa Mendes da
Membro da banca: Mignot, Ana Chrystina Venancio
Membro da banca: Abreu, Marcelo de Souza
Membro da banca: Jesus, Ronaldo Pereira de
Membro da banca: Pinto, Tarcísio Jorge Santos
Resumo: Paulo Freire como expressão de um tempo de crise é uma história sobre transição de consciência na sociedade brasileira. Pretendeu ser um trabalho que contribuísse para a revisão da obra do ilustre pernambucano a partir de seu nascedouro — o texto Educação e Atualidade Brasileira de 1959 — à luz da Hermenêutica da Consciência Histórica: a teoria ricoeuriana sobre as ações da compreensão em sua relação com a interpretação de textos onde se entende agente também como paciente da história. A teorização de Reinhard Koselleck sobre o tempo histórico como algo entre o espaço de experiência e o horizonte de expectativa e a Modernidade como expressão da concepção iluminista da história marcada pelos topói: tempo novo, aceleração da marcha rumo ao progresso e disponibilidade da história e sua crise também referenciaram o trabalho. A configuração freireana foi apresentada como correspondente de um tempo em transição entre aquela concepção iluminista da história e uma nova história, esta orientada por um passado que pode e deve ser revisitado e revisto nas suas configurações e um futuro que deve ser delimitado em termos de projetos não totalitários, em suma, em utopias ética e politicamente viáveis.
Abstract: Paulo Freire comme l'expression d'un moment de crise est une histoire sur la transition de conscience dans la société brésilienne. Il vise à être un travail qui a contribué à la révision de l'illustre pernambuco depuis sa naissance - le texte L'éducation et la Présent Brésilienne de 1959 - à la lumière de l'Herméneutique de la Conscience Historique: la théorie ricoeuriana sur les actions de la compréhension dans leur relation à la interprétation des textes où il et entendu agent aussi comme patient de l'histoire. La théorie de Reinhard Koselleck sur le temps historique comme quelque chose entre l'expérience de l'espace et l'horizon d'attente et la Modernité comme une expression de la conception des illuministes de l'histoire marquée par topoi: temps nouveau, l'accélération du mars vers le progrès et la disponibilité de l'histoire et sa crise ont aussi référence du travail. La configuration freireana a été présenté comme correspondant d’un temps en transition et cette conception illuministe de l'histoire et une nouvelle histoire, cette orientée par un passé qui peut et doit être revu et modifié dans leurs configurations et un avenir qui doit être définie en termes de projets pas totalitaire, en bref, pour utopies éthiquement et politiquement viable.
Palavras-chave: Paulo Freire
Modernidade
Crise
Criticidade
Conscientização
Paulo Freire
Modernité
Crise
Criticité
Sensibilisation de la conscience
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3671
Data do documento: 31-Ago-2015
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação (Teses)



Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.