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Tipo: Dissertação
Título: A magna causa do ensino popular: a criação e consolidação do Grupo Escolar de São Matheus - Juiz de Fora (1906-1929)
Autor(es): Pereira, Tatiana Aparecida
Primeiro Orientador: Lemos, Daniel Cavalcanti de Albuquerque
Membro da banca: Miranda, Sonia Regina
Membro da banca: Schueler, Alessandra Frota Martinez de
Resumo: O trabalho aqui apresentado faz parte de um dos esforços nacionais, situado no campo da história da educação, que tem como um dos objetivos compreender os projetos de escolarização no Brasil e mais especificamente na cidade de Juiz de Fora. A criação do Grupo Escolar de São Matheus suscitou diversos debates sobre a necessidade de sua instalação. As opiniões sobre a construção do estabelecimento são diversas e revelavam a existência de interesses distintos entre os vários segmentos sociais envolvidos – políticos, professores, inspetores, jornalistas e a população em geral – sendo que cada um deles queria fazer valer seu ponto de vista, favorável ou não à criação deste estabelecimento de ensino. Mesmo com posições diversas e interesses distintos, o Grupo Escolar foi criado pelo decreto nº 4772 de 7 de maio de 1917, pelo governador do Estado Delfim Moreira da Costa Ribeiro. Foi o único construído em Juiz de Fora com o fim de abrigar uma instituição desse tipo, os outros inaugurados anteriormente tiveram seus prédios adaptados conforme a exigência da legislação de 1906. Apesar disso, o prédio do Grupo Escolar de São Matheus apresentava sérios problemas em sua estrutura, aproximando-se mais de uma escola isolada. Eram necessários novos reparos e até mesmo a ampliação de seus espaços para que fosse possível atender à demanda escolar da região. As reivindicações por novas restaurações e melhorias nos espaços da instituição prosseguiram nos anos posteriores. Contudo, apenas em 1927, quando Antônio Carlos ocupava a presidência do estado, é que os novos prédios seriam construídos. A presente pesquisa se torna relevante, pois busca a preservação da memória escolar da região, além de contribuir para o estudo da escola pública no país.
Abstract: The current work is part of one of the national efforts situated in the field of the history of the education that has as one of the objectives to understand the schooling projects in Brazil, more specifically in the city of Juiz de Fora. The creation of the São Matheus‟ scholastic group has raised several debates on the necessity of its installation. The opinions on the establishment‟s construction is diverse and raised to the existence of different interests between the many social segments involved – politicians, teachers, school inspectors, journalists and the population in general – where each one of them wanted to validate their point of view, whether pro or against the creation of this educational establishment. Even with the varied positions and different interests, the Scholastic Group was created by the decree nº4772 on the 7th of May of 1917, by the governor of the State Delfim Moreira da Costa Ribeiro. It was the only one built in Juiz de Fora with the aim of sheltering an institution of this type, as the ones opened previously had their buildings adapted according to the 1906 legislation requirements. Nevertheless, the São Matheus Scholastic group‟s building had serious problems on its structure, resembling more an isolated school. New repairs were necessary and even the expansion of its space so that it would be possible to attend the region‟s school demands. The claims for new restorations and improvements in the institution‟s space went on in the posterior years, however, only in 1927 when Antônio Carlos was occupying the presidency of the State, new buildings could be constructed. The present research becomes relevant as it seeks the preservation of the school memory of the region, besides contributing to the study of the public school in the country.
Palavras-chave: Grupo escolar
Juiz de Fora
Ensino primário
História da educação
Scholastic group
Juiz de Fora
Primary school
History of education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3667
Data do documento: 12-Mai-2016
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação (Dissertações)



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