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Tipo: Dissertação
Título: Violência no trânsito e crescimento econômico no Brasil
Autor(es): Saldanha, Raphael de Freitas
Primeiro Orientador: Bastos, Ronaldo Rocha
Membro da banca: Barcellos, Christovam
Membro da banca: Leite, Isabel Cristina Gonçalves
Resumo: A violência no trânsito tem apresentado números preocupantes e crescentes no contexto internacional e brasileiro, sublinhando a importância deste tema para o campo da Saúde Coletiva através do conceito de saúde ampliada. A violência no trânsito encontra raízes na formação histórica da sociedade, onde a introdução do automóvel reflete a estrutura de classes de sua época, cujos reflexos ainda são encontrados na sociedade. O acesso à automóveis e outros meios de transporte através do incremento da renda torna este fator um importante determinante social da saúde para o estudo da violência no trânsito. Este trabalho visa compreender a relação entre o crescimento econômico e a violência no trânsito nos municípios brasileiros, utilizando um painel de dados espaciais de 12 anos. Os resultadosdoModelodeErroEspacialdeDurbinapontamparaaexistênciadeumaCurva de Kuznets nesta relação, onde covariáveis relativas a frota de veículos, investimentos em transportes, urbanização e o IDH são significativas. Estes resultados indicam que a violência no trânsito pode ser influenciada através de políticas públicas que objetivem resultados nestas covariáveis, não requerendo que os municípios atinjam patamares de renda mais elevados para ocasionar a redução da mortalidade no trânsito.
Abstract: There is a concerning and increasing quantity of traffic violence internationally and in Brazil, underlining the importance of this theme to Public Health through an expanded health concept. Traffic violence finds roots in the historical formation of society, where the introduction of automobiles reflects the arrangement of classes of that time, and these reflections still can be seen in today’s society. Access to automobiles and other means of transport through the increase of wealth makes income an important social determinant of health in the study of traffic violence. This study aims to understand the relationship between the increase of income and traffic violence using a spatial data panel of 12 years. The results of the Spatial Durbin Error Model point to the occurrence of a Kuznets Curve for this relation, where the factors of the vehicle fleet, investments on traffic infrastructure and urbanization and the HDI are significant. As a result, traffic violence can be affected by public policies that target these factors, instead of requiring that the municipalities reaches more elevated levels of income to observe a reduction in traffic violence.
Palavras-chave: Violência
Trânsito
Painel de dados espaciais
Violence
Traffic
Spatial data panel
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Medicina
Programa: Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3662
Data do documento: 1-Nov-2016
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