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Type: Dissertação
Title: Gestão democrática: ferramentas e desafios encontrados em cinco escolas do Rio de Janeiro
Author: D’Amico, Claudia da Silva Martins
First Advisor: Melo, Manuel Fernando Palácios da Cunha e
Referee Member: Moreira, Ana Rosa Costa Picanço
Referee Member: Thielmann, Ricardo
Resumo: Esta dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão descrito tem como principal objetivo investigar o uso da ferramenta “Índice de Formação de Cidadania e Responsabilidade Social” (IFC/RS), utilizada como ponto de partida para o planejamento das ações propostas pelas escolas para o alcance de melhores resultados e para a elevação da qualidade de ensino ofertado. O IFC/RS serve como diagnóstico da unidade escolar, apontando os principais problemas encontrados, e é parte integrante da Gestão Integrada da Escola (GIDE) – que é o modelo padronizado de planejamento e execução da gestão pedagógica, instituído em 2011 pela Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro. Apesar das várias mudanças e investimentos, os resultados, ao longo dos três primeiros anos, foram modestos, o que motivou esta investigação baseada no principal instrumento do planejamento pedagógico: a GIDE, sua principal ferramenta (IFC/RS) e as ações que ela motiva. Como recurso para a investigação da ferramenta aqui citada e das ações elaboradas a partir de seu diagnóstico, o estudo de caso em questão realizou, através de uma pesquisa qualitativa, entrevistas semiestruturadas com gestores de cinco escolas. Com um roteiro previamente preparado, construído a partir dos entraves e problemas encontrados pela escola, e principalmente pelo gestor na elaboração e execução das ações, as entrevistas foram posteriormente gravadas e transcritas. Constatamos, principalmente, a dificuldade do gestor em envolver os respectivos membros da comunidade escolar na realização das ações e projetos elaborados na unidade. Tal fato culminou na ineficácia ou cancelamento de algumas ações planejadas na escola, o que consequentemente pode ter atrapalhado a realização pedagógica do ensino. Essa ineficiência do gestor quanto às multiplicação e realização do planejamento pedagógico e sua execução também elucida o não aproveitamento das ferramentas e dos servidores, aqui representados pelos AAGEs, que foram disponibilizados para que a GIDE seja efetivada. Diante disso, o Plano de Ação Educacional proposto tem como principal objetivo apresentar a metodologia GIDE para os diferentes agentes da comunidade escolar, com foco principalmente numa gestão mais democrática, amplamente defendida e discutida pelos teóricos citados nesse trabalho. As ações elencadas buscam não só ampliar o conhecimento, mas também estreitar e melhorar a comunicação entre os membros, multiplicar a metodologia adotada e alinhar e planejar melhor as ações, favorecendo a realização de uma gestão mais participativa.
Abstract: This thesis was developed under the Professional Master Degree in Management and Education Assessment (PPGP) for the Public Policy Center and Evaluation of Education of the Federal University of Juiz de Fora (CAEd / UFJF). The management case described aims to investigate the "Training Index City and Social Responsibility" (IFC / RS), that is used as a starting point for the planning of actions proposed by the schools to achieve better results and raises the quality of education offered. The quoted instrument serves as diagnosis of school unit pointing out the main problems and is an integral part of Integrated School (GIDE), which is the standard model of planning and execution of educational management, which was established in 2011 by the Secretary of Education of Rio de Janeiro. Despite many changes and investments, the results over the first three years were modest, which motivated this investigation based on the main instrument of educational planning: a GIDE, its main instrument (IFC / RS) and the actions that it motivates. As a resource for the research and actions developed from their diagnosis, the studied case, conducted through a qualitative research, semi-structured interviews with managers from five schools selected here. With a prepared script, constructed from the drags and find out problems by the schools, especially by the manager, the development and implementation of actions, the interviews were recorded and later transcribed. This fact resulted primarily from the Manager difficulty in involve their school community members in carrying out activities and projects developed in the school, what led to the ineffectiveness or cancellation of some planned actions there, which in turn may hinder the educational process target. This manager inefficiency in share and in achieve the educational planning and its execution, also elucidates the lack of instruments used and servers, represented here by AAGEs, which were available to the GIDE happens. Thus, the proposed Educational Action Plan aims to present the GIDE methodology for the different actors of the school community, focusing primarily in a more democratic, defended and discussed by theorists cited in this thesis. Selected actions, within my competence, seek to expand not only knowledge, but also strengthen and improve communication among members, multiply the methodology, align and better plan the elaborate actions, favoring, mainly, more participatory management.
Keywords: Gestão escolar
GIDE
Gestão democrática
Responsabilidade
Participação
School management
GIDE
Democratic management
Responsibility
Participation
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3661
Issue Date: 26-Feb-2016
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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