https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3659
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
antoniorobertodearaujosouza.pdf | 1.75 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Dissertação |
Título : | A gestão de programas/projetos como fator de sucesso: o caso da Escola Estadual Francisco Holanda Montenegro do Ceará |
Autor(es): | Souza, Antonio Roberto de Araujo |
Orientador: | Alvim, Isabel da Silva Azevedo |
Miembros Examinadores: | Oliveira Júnior, Lourival Batista de |
Miembros Examinadores: | Silva, Maria Andréia de Paula |
Resumo: | A presente dissertação tem como objetivo analisar as práticas da gestão da Escola Francisco Holanda Montenegro no desenvolvimento, articulação e integração entre seus programas/projetos e propor a realização de formação para os gestores escolares das escolas da CREDE 16 a partir das conclusões possíveis do caso de gestão estudado. Este mapeia e discute as ações de articulação entre programas/projetos implantados na escola a partir do bom desempenho em Língua Portuguesa e Matemática no SPAECE no período de 2010 a 2014. A discussão teórica se baseia em Franco et al (2007), Soares (2004), Alves e Soares (2008), Sammons (2008), Polon e Bonamino (2011); Franco e Bonamino (2005); Polon (2013), Lück (2009), Fonseca e Oliveira (2009), Zanon e Pedrosa (2014) e Mello (2014). A metodologia de pesquisa utilizada foi do tipo qualitativa e foram utilizados como instrumentos para coleta de dados a aplicação de questionários e entrevistas semiestruturadas. Os resultados da pesquisa revelaram que a escola desenvolve um conjunto de programas/projetos de forma articulada e integrada na rotina de trabalho pedagógico. Mostraram também que tanto o desenvolvimento das ações da escola através de uma pedagogia de projetos quanto a articulação e integração, fortalecida pelo acompanhamento, monitoramento e suporte dado aos professores pelos gestores escolares são fatores que podem ser associados ao desempenho da escola no SPAECE e ENEM. Porém, os bons resultados da escola advêm de uma forte cultura da avaliação implantada e consolidada na escola. Isso tem levado a escola a priorizar o uso das matrizes de referência das avaliações externas em detrimento da matriz curricular do estado, o que permite concluir que os resultados nas avaliações externas a partir da gestão de programas/projetos não indicam por si só fator de sucesso. Entretanto, a pesquisa identificou práticas na gestão de programas/projetos na escola que combinados com uma discussão teórica serve de ponto de partida para a formação de gestores escolares. A partir das práticas da gestão e da discussão teórica, foi elaborado um Plano de Ação Educacional no Capítulo 3. Esse Plano propõe a formação de gestores escolares da CREDE 16 como estratégia para a melhoria da gestão em outras escolas da rede estadual. Espera-se com essa a melhoria da gestão e dos processos de ensino-aprendizagem dos estudantes com repercussão nos resultados das avaliações externas. |
Resumen : | The present thesis aims to analyzes the management practices of Francisco Holanda Montenegro School, in the development, articulation and integration between its programs / projects and propose the realization of training for school managers of CREDE 16 schools as from the possible conclusions, achieved in the management studied. This maps and discusses the articulation actions between the programs / projects implemented in the school from its good performance in Portuguese and Mathematics in SPAECE, during the period from 2010 to 2014. The theoretical discussion is based on Franco et al (2007), Soares (2004), Alves and Soares (2008), Sammons (2008), Polon and Bonamino (2011); Franco and Bonamino (2005); Polon (2013), Lück (2009), Fonseca and Oliveira (2009), Zanon and Pedrosa (2014) and Mello (2014). It was used a qualitative research methodology. The research methodology used in the process was a qualitative one and, as instruments for data collection, the application of questionnaires and semi-structured interviews. The survey results revealed that the school develops a set of programs / projects in an organized and integrated manner in pedagogical work routine. They also showed that as much the development of the school's actions through a pedagogy of projects as the articulation and integration, strengthened by tracking, monitoring and support given to teachers by school managers, are factors that can be associated with school performance in SPAECE and ENEM. But the good school results come from a strong culture of assessment deployed and consolidated at school. This has led the school to prioritize the use of the reference arrays of external evaluations instead of the curriculum of the state, which permits to conclude that the results in external evaluations as from the management of programs / projects do not indicate, by themselves, a success factor. However, research has identified practices in the management of programs / projects at school that combined with a theoretical discussion work as a starting point for training of school managers. From the management practices and the theoretical discussion, it was elaborated an Educational Action Plan in Chapter 3. This plan proposes the instruction of school managers of CREDE 16 as a strategy for management improving in other schools of the state of Ceará. This way, it is hoped the improving of management and teaching and learning processes of students with repercussions on the results of external evaluations. |
Palabras clave : | Gestão escolar Articulação/integração Sucesso escolar School management Articulation/integration School success |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Programa: | Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3659 |
Fecha de publicación : | 28-jul-2016 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações) |
Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.