https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3479
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
mariaedithromanosiems.pdf | 920.91 kB | Adobe PDF | View/Open |
Type: | Dissertação |
Title: | A construção da identidade profissional do professor da educação especial em tempos de educação inclusiva |
Author: | Siems, Maria Edith Romano |
First Advisor: | Marques, Luciana Pacheco |
Referee Member: | Freitas, Maria Teresa de Assunção |
Referee Member: | Almeida, Dulce Barros de |
Resumo: | Num contexto educacional em que os dados de avaliação dos sistemas educacionais apresentam resultados que denunciam um sistema altamente excludente, a Formação de Professores é apontada como um dos elementos fundamentais a partir do qual poderemos construir um sistema educacional inclusivo, que considere as questões das diferenças entre os alunos. Este estudo buscou compreender de que forma se deu a constituição identitária de professoras que se tornaram, para seus pares, referências de conhecimento acerca da educação de pessoas com deficiência, os chamados Professores da Educação Especial, neste momento em que as discussões se focam na Educação Inclusiva. Identificou fatores que contribuíram nas histórias de vida com que construíram sua profissionalidade docente, para que esta ótica inclusiva, comprometida com a realização de um processo educativo que considere a questão das diferenças, se estabelecesse. Considerando que o processo de constituição da profissionalidade docente inicia-se no momento em que o sujeito vivencia sua primeira experiência como aluno e alonga-se por todo o período de sua atuação docente e que esta é exercida em um contexto sócio-histórico; a concepção de que os homens são seres constituídos nas relações sociais em determinado contexto cultural em que dialeticamente se constituem ao tempo em que alteram sua realidade, assumiremos como perspectiva de reflexão teórico-metodológica, a perspectiva histórico-cultural. Embasamos nossos estudos em Bakhtin e sua Teoria Enunciativa da Linguagem e Vygotsky com a Teoria da Construção Social do Conhecimento. A partir desse referencial orientamos não só nossos procedimentos de pesquisa, como as análises de resultados encontrados, entendendo que a presença do pesquisador em campo, não só possibilita estabelecer determinada leitura da realidade, como também altera essa realidade, no momento mesmo em que cria espaços para a reflexão e evidenciação dos elementos que direcionam as práticas sociais daquele contexto. Foram participantes da pesquisa professoras da rede pública de ensino fundamental do município de Boa Vista, Estado de Roraima, que atuam na educação de pessoas com deficiência. Em nossas análises apresentamos processos de constituição identitária de um grupo de sete professoras considerando seus históricos de vida pessoal, acadêmica e profissional, destacando como a constituição de sua Identidade Profissional é afetada pela forma como o trabalho docente encontra-se organizado na atualidade. Discutimos de que forma essas professoras se relacionam com a Diferença, assumindo posturas que variam entre a perspectiva de Correção do “defeito”; da Compreensão deste como elemento a ser social e culturalmente incorporado e a da Conscientização, que toma o Múltiplo como elemento de enriquecimento da coletividade. Apontamos ainda, caminhos de reflexão acerca do lugar ocupado na atualidade pela Educação Especial, que, entendida como modalidade específica em nosso Sistema Educacional, encontra-se, ela mesma, excluída das discussões que se estabelecem no Ensino Regular. |
Abstract: | Teacher’s training is put forward as a fundamental element in the aim of building an inclusive educational system that considers the differences amongst pupils, in an educational context where assessment data of the educational system reveals a highly excluding practice. At present time when discussions focus at Inclusive Education this paper aims to understand how the process of identity constitution came about for female teachers who have turned into references of knowledge regarding the education of disabled people, the so called Special Education Teachers. It identified factors that contributed to the histories of lives that have been established throughout their teaching professional skills so that the establishment of an educational system that considers the diversity issues could be achieved throughout the commitment of practicing an inclusive viewpoint. Starting from the point that the teaching professional skills process gets underway from the moment one faces its first contact as a student and stretches out through the whole period of its teaching performance. In addition this performance is exercised in a socio-historic context; the concept that humans beings are formed in their social relations and in a specific cultural context where they are dialetically shaped as their reality changes, therefore I will assume theoretical-methodology reflecting historic-cultural perspective. The main pillar for this research was found in the ideas of the Russian philosopher Mikhail Bakhtin such as his Statement of Speech Theory and in the Russian psychologist Lev Semenovich Vygotsky and his Social Construction of Knowledge Theory. Having these theories as foundation orientates not only the research procedures but also the analysis of the results found in them. The presence of an active researcher not only facilitates to establish a certain practical understanding of the teachers reality but also alters it. At the same time it allows space for reflection, and evidences the elements that directs the practices in that specific social context. Took part in this research elementary level Special Education teachers from state schools located in the capital city of Boa Vista, State of Roraima. In the analysis, the processes of identity constitution from a group of seven teachers are pointed out considering their historic of personal, academic and professional lives, emphasizing how the composition of their professional identity is affected by the way teaching work is organized at present. Discussions about the way these teachers interact with the diversity factor, since different approaches such as Correcting the “defect”; Understanding it as an element to be socially and culturally merged and the one of Awareness, that takes the multiple element as a positive extra factor that enriches the collective. Least but not last, I point out different reflections with regards to the space Special Education occupies in the contemporary world, that even though being treated as a specific subject in the actual Educational system finds itself excluded from discussions being carried out in Regular Education. |
Keywords: | Educação especial Inclusão Formação de professores Identidade docente Profissionalidade docente Special educacion Teacher’s trainning Inclusion Teacher’s identity Teacher’s professional skills |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | Faculdade de Educação |
Program: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Access Type: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3479 |
Issue Date: | 14-Feb-2008 |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação (Dissertações) |
Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.