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Type: Dissertação
Title: Ser aluna/o... (des)construindo identidades e diferenças
Author: Toledo, Cristina
First Advisor: Marques, Luciana Pacheco
Referee Member: Ferrari, Anderson
Referee Member: Guareschi, Neuza Maria de Fátima
Resumo: O objetivo do presente trabalho foi problematizar os discursos que estão postos sobre o que é ser aluna/o, mostrando seu caráter histórico e, portanto, algo que está sempre em construção. Para tanto, utilizei como referencial teórico-metodológico a perspectiva dos Estudos Culturais e contribuições de Michel Foucault, assim como autores que utilizam tais perspectivas como Alfredo Veiga-Neto, Jorge Larrosa, Stuart Hall, Tomaz Tadeu da Silva, entre outros. A pesquisa foi feita em uma escola estadual situada na cidade de Ubá/MG. Realizei observações em turmas de Fase I e Fase II, grupos de discussão com alunas/os de cada sala, conversas com as professoras e análises de documentos da escola e do Estado. Busquei problematizar a construção das identidades e diferenças no contexto escolar, compreendendo que estas não possuem significados transcendais e absolutos, mas são inventadas, deslocadas, produzidas pelas práticas de significação ao longo do processo histórico. Os discursos presentes na escola vão construindo modos de ser e de se comportar que, muitas vezes, acabam dando origem a regimes de verdade. Como as/os alunas vão sendo construídas/os a partir desses discursos? Como essas construções das/dos alunas/os estão relacionadas com as discussões sobre identidades e diferenças? A partir dessas indagações fui tecendo este trabalho, compreendendo que a constituição das/os alunas/os ocorre numa perspectiva de singularização e de formas múltiplas.
Abstract: The object of this current study was to problematize the discourses posed on what it is to be a student, showing its historical character and thus something that is always under construction. To do so, I used the Cultural Studies perspective and Michel Foucault’s contributions as a theoretical-methodological reference, as well as authors who use these perspectives such as Alfredo Veiga-Neto, Jorge Larrosa, Stuart Hall, Tomaz Tadeu da Silva, among others. The research was done in a state-run school in the city of Ubá, state of Minas Gerais. I observed Phase I and Phase II classes, discussion groups with some students from each class, held conversations with teachers and analyzed school and state documents. I tried to problematize the development of identities and differences in the school context by realizing that these do not have a transcendental and absolute meaning, but rather they are invented, displaced and produced by the practices of signification along the historical process. The discourses found in the school develop ways of being and behaving which often end up creating true regimes. How do students develop from these discourses? How does the development of these students relate to the discussions on identities and differences? From these questions, I carried out this study by realizing that the development of students occurs in a singularization and multiple-form perspective.
Keywords: Identidades
Diferenças
Aluno
Estudos culturais
Michel Foucault
Identities
Differences
Students
Cultural studies
Michel Foucault
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Programa de Pós-graduação em Educação
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3478
Issue Date: 25-Feb-2008
Appears in Collections:Mestrado em Educação (Dissertações)



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