https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3477
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
mariahelenamarquesloth.pdf | 12.22 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Dissertação |
Título : | Uma investigação sobre a produção de tarefas aritméticas para o 6º ano do ensino fundamental |
Autor(es): | Loth, Maria Helena Marques |
Orientador: | Silva, Amarildo Melchiades da |
Miembros Examinadores: | Oliveira, Rosana de |
Miembros Examinadores: | Oliveira, Maria Cristina Araujo de |
Resumo: | O propósito deste trabalho é desenvolver tarefas que se caracterizam por se constituírem em situações-problema, orientadas por pressupostos teóricos, com o objetivo principal de estimular a produção de significados de estudantes em sala de aula. A estrutura matemática subjacente à situação- problema envolve as operações de adição e subtração de números naturais. O processo de elaboração teve como foco a produção de um protótipo de um conjunto de tarefas cuja análise de sua potencialidade se deu através de uma pesquisa de campo com a finalidade de investigar os significados produzidos pelos sujeitos de pesquisa para as tarefas propostas. A pesquisa caracteriza-se por uma abordagem qualitativa de investigação, e a coleta de dados foi feita a partir da submissão das tarefas a duas duplas de alunos e, também, pela aplicação em uma turma do 6o ano. A leitura da produção de significados desses alunos foi desenvolvida tomando como referência o Modelo dos Campos Semânticos. O produto educacional elaborado a partir desse trabalho é uma proposta de tarefas que podem ser utilizadas em sala de aula do 6º ano do Ensino Fundamental e que podem servir de protótipo para a elaboração de novas tarefas pelo professor. |
Resumen : | The purpose of this work is to develop tasks that are characterized by constituting themselves in problem situations, guided by theoretical assumptions, with the main objective of stimulating the meanings production of students in the classroom. The mathematical structure underlying the problem situation involves the operations of addition and subtraction in the natural numbers. The development process focused on the prototype production in tasks set whose analysis the potential was through a field survey in order to investigate the meanings produced by the subjects of research for the proposed tasks.. The research is characterized by a qualitative research and data collection was done from the tasks submission to two students pairs and has also used in a class of 6th year . Readings about the meanings production of these students has been developed with reference to the model of semantic fields. The educational product developed from this proposed work is a task that can be used in class for the 6th year of elementary school, and that based on the prototype, the teacher can prepare new tasks |
Palabras clave : | Educação Matemática Produção de significados Aritmética Ensino fundamental Produto educacional Mathematics Education Meaning Production Arithmetic Elementary School Educational Product |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | ICE – Instituto de Ciências Exatas |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação Matemática |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3477 |
Fecha de publicación : | 5-ago-2011 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações) |
Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.