Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3468
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
thomazspartacusmartinsfonseca.pdf967.03 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: Quem é o professor homem dos anos iniciais? Discursos, representações e relações de gênero
Autor(es): Fonseca, Thomaz Spartacus Martins
Primeiro Orientador: Ferrari, Anderson
Membro da banca: Xavier Filha, Constantina
Membro da banca: Bruno, Adriana Rocha
Resumo: Embasado nas reflexões de Michel Foucault, assumindo a perspectiva pós-estruturalista de forma a buscar mais questionamentos e apontamentos do que pretensas verdades, norteado pelos estudos sobre gênero, masculinidades, formação de professores, docência e identidades de autores como Guacira Lopes Louro, Stuart Hall, Tomaz Tadeu da Silva, Jorge Larrosa, Marília Pinto Carvalho, Elizabete Franco Cruz, Joan Scott, Sandra Corazza e Anderson Ferrari, entre outros; buscou-se conhecer quais os discuros e reperesentações de gênero e masculinidade surgem na escola a partir da presença do professor homem dos anos iniciais, e de que forma estes discuros contribuem para sua subjetivação. A dissertação apresenta as analises empreendidas a partir das narrativas de dois professores homens dos anos iniciais, bem como de gestoras e professoras que atuam diretamente com estes professores nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O foco foram os discursos, as representações e as relações de gênero que se constituem quando há a presença de professores homens nos anos iniciais do Ensino Fundamental, segmento de domínio quase exclusivamente feminino. Acreditando que a linguagem é responsável, em parte, pela constituição dos sujeitos e que estes são subjetivados por ela, procura-se trazer à tona questões que problematizem estes discursos, representações e relações de gênero trazendo para debate campos como a formação de professores/as, o cuidar, a feminização do magistério, o poder disciplinar, as construções de identidades e das masculinidades.
Abstract: Based on reflections of Michel Foucault, assuming the perspective Post-estructured in order to search more questions and notes the supposed truths and, guided by gender studies, masculinities, male and female teachers formation, instructorship and identities of authors such as Guacira Lopes Louro, Stuart Hall, Tomaz Tadeu Da Silva, Jorge Larrosa, Marília Pinto Carvalho, Elizabete Franco Cruz, Joan Scott, Sandra Corazza and Anderson Ferrari, among others; tried-knowing which the discuros and representations of gender and masculinity arise in the school from the presence of male teachers the initial years, and how these speeches contribute to their subjectivation. The dissertation presents analyzes undertaken from narratives Comings of two male teachers in the initial years, as well as managers and teachers who work directly with these teachers in the initial years of Fundamental Education. The focus were the speeches, the representations and gender relations that form when male teachers are present in the Initial Years of Basic Education, segment of domain almost exclusively feminine. Believing that the language is responsible, in part, for the constitution of individuals, and that these are influenced by it, demand-is bringing afloat Issues that make these speeches problematic, representations and gender relations bringing to debate areas such as the training of teachers, the care, the feminization of teaching, the disciplinary power, the constructions of identities and masculinities.
Palavras-chave: Formação de professores
Relações de gênero
Masculinidades
Sexualidade
Training of teachers
Gender relations
Masculinities
Sexuality
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3468
Data do documento: 15-Mar-2011
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação (Dissertações)



Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.