Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3467
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
marcosviniciusamaralribeiro.pdf2.27 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Dissertação
Título : Corpo-criação: ressonâncias entre dança e a aprendizagem
Autor(es): Ribeiro, Marcos Vinicius Amaral
Orientador: Clareto, Sônia Maria
Miembros Examinadores: Kasper, Kátia Maria
Miembros Examinadores: Fontes, Ana Maria
Miembros Examinadores: Rodrigues, Karla Gonçalves
Miembros Examinadores: Pinto, Vicente Paulo dos Santos
Resumo: Estabelecendo vizinhanças entre a dança e a filosofia nômade de Deleuze e Guattari, o presente estudo propõe-se a produzir uma experimentação em que as noções de corpo e aprendizagem conquistam sentidos de performance e que nos permitem encarnar, nesta escrita, uma política de narratividade que é atravessada pela a dança, o dançante-professor, os dançantes-alunos. As questões aqui apontadas, mobilizadas por uma investigação cartográfica que perpassa uma oficina de dança e uma escola de dança, abrem discussões acerca das noções de corpo, arte e aprendizagem, procurando pensar a noção de corpocriação para falar de uma constituição outra do sujeito a partir do funcionamento de um dispositivo concreto. O sujeito “cai na roda da dança” e vivenciando as improvisações e as imitações inventivas, produz a roda e se produz na roda, performando e performando-se. O sujeito “cai na aula de dança” traçando linhas de fuga que vazam da forma do conteúdo oferecido para um fluxo coletivo, permitindo assim, a constituição de um modo de existir outro diante da problemática do aprender. A improvisação na roda e a escola de dança como momentos investigativos de campo, ajudam a escancarar o corpo, abrindo espaço para a constituição de um corpo-coletivo, pensado como um elemento potente para se discutir a educação como processualidade. Trata-se de um estudo que foca um caso específico: acompanha um garoto de 14 anos de idade que, a despeito dos investimentos familiares e dos supostos investimentos da escola, não está alfabetizado e que, através do dispositivo da roda e da escola de dança, cria conexões outras com o aprender. O encontro com este garoto se deu em uma oficina de dança em uma ONG que acolhe crianças e adolescentes com diferentes características, entre elas, supostas dificuldades de aprendizagem escolar.
Resumen : This work intends to set up approaches between dance and Deleuze and Guattari’s nomad philosophy to produce an experimentation in which body and learning notions gain performance meanings allowing us to personify, in this writing, a narrativity poltitics that is passed over by dance, the dancing teacher, the dancing students...restless writing, characterized to displace the body-form to a device that unfold into other ones. Mobilized by a cartographic investigation that pass through a workshop and a school dances, these questions allow a lot of discussions about the notions of body, art and learning, trying think the body-creation notion to talk of another subject constitution front the operation of a factual device. This subject “falls on the dance round” and experiencing the improvisations and the inventive imitations, make the round and make itself on the round, performing and perform itself. The subject “falls on the dance class” tracing escape lines that leak from the form of the offered content to the collective flow, allowing the constitutions of another existence way before to the learning problem. The improvisation on the round and the school dance help to open wide the body-form, openning space to the collective-body thought as a device to discuss education as a processivity. Through of the improvisation game and joke on the round, a refined attention process pervades the dancing-bodies to the collective of the forces that surrounds the forms of the dance workshop. However, the school dance and its respective classes appear in a reseach as a procedural field that allows us the collective body update that makes reverberate on the consolidated forms of this territory a kind of learning where “dance” the apprentice ballerina, Igor and the dancing-teacher. It is created a words choreography focusing the force lines and the affections that compound the body event on its molecular condition, arranging some resonances between dance and learning.
Palabras clave : Corpo
Dança
Aprendizagem
Body
Dance
Learning
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3467
Fecha de publicación : 4-abr-2011
Aparece en las colecciones: Mestrado em Educação (Dissertações)



Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.