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Clase: Dissertação
Título : Ensino de português - gramática: encontro de possibilidades
Autor(es): Scafutto, Maria Luiza
Orientador: Silva, Marta Cristina da
Co-orientador: Souza, Tânia da Conceição Clemente de
Miembros Examinadores: Souza, Patrícia Nora de
Miembros Examinadores: Soares, Marília Lopes da Costa Facó
Resumo: Este trabalho, de natureza qualitativa, tem como objetivo conhecer a concepção que permeia a prática de 9 professoras no ensino de Português, particularizando o de Gramática, que trabalham no Ensino Fundamental, de escolas particulares, municipais e estaduais de Juiz de Fora. O foco central é a análise do discurso pedagógico destas professoras como possibilidade de evidenciar sentidos que integram a significação da sua prática pedagógica e que são indicadores de estratégias de mudanças. O processo de investigação está delineado nas sistematizações teóricas e nas reflexões sobre as concepções de língua(gem), Gramática e análise do discurso como subsídios fundamentais para a o entendimento das práticas pedagógicas dessas professoras. Para tanto, adotou-se uma perspectiva teórica que se insere na análise do discurso de linha francesa, que possibilitou analisar o discurso pedagógico dessas professoras, a fim de verificar a rede interdiscursiva que envolve a prática pedagógica das mesmas. Nessa perspectiva, a atenção dedicada às categorias analíticas: imagem do referente - ensino de Português; referente Gramática - utilização do texto; prática pedagógica implicações para o ensino de Português e de Gramática; e análise do discurso pedagógico possibilita evidenciar a prevalência da concepção normativa da Gramática, ancorada na norma padrão da língua. Há também como indicador substancial a utilização do texto nas práticas pedagógicas, considerando-se a diversidade de gêneros, embora este - o texto - que reduzido a um objeto de ensino que se confina em si mesmo, ou seja, é pretexto para o ensino de Gramática, da leitura e da escrita, tomadas como atividades não complementares. Os resultados desta investigação sugerem que nos discursos das professoras entrevistadas vêm à tona vozes que permitem evidenciar múltiplas imagens, apontando para a constituição heterogênea e, ao mesmo tempo, paradoxal do sujeito-professor. A imagem de um sujeitoprofessor pretensamente homogêneo se confronta na sua atuação com outros discursos. Verificou-se, então, que são inesgotáveis as possibilidades de se analisar o discurso pedagógico, a partir do recorte teórico-analítico proposto, pois ficou claro que todo discurso se constitui a partir de um já-dito e ressoa em outro, construindo, assim, uma cadeia interdiscursiva infinita. Vale dizer que, ao usar a palavra do outro, o sujeito-professor busca se afastar de uma heterogeneidade que o constitui e que constitui o seu discurso. O entendimento do professor como sujeito portador de uma identidade plural, forjada na relação com o outro, é um convite para a busca de mudanças, como a ampliação de cursos de capacitação que possibilitem às professoras ultrapassar a visão convencional de língua (gem), para concebê-la como uma forma de interação entre os sujeitos. É a concepção interacionista da linguagem que precisa entrar em cena no ensino de Português visando abrir espaço, em sala de aula, para o uso da linguagem em situações concretas de interlocução. Assim, o aluno por meio do desenvolvimento da capacidade comunicativa se assumirá como um sujeito produtor de discursos, que pensa, elabora, critica, constrói, cria, produz, modifica, intenciona, interage.
Resumen : The object of this quality research is to know the conception that there is through of nine Portuguese teacher’s practice work in Ensino Fndamental from private schools and public ones of Juiz de Fora. The main idea is to analyze these teacher’s professional speech as a possibility to put in relief meanings that makes part of their practice as well as indicates strategies of change. This process is guided by theoretical and languages conception reflections, grammar and speech analyses. They are basic elements from which we can understand these teacher’s practices. For it we adopt a theoretical perspective which is included into the French line of speech analysis. This line of analysis makes possible to us to analyze the teacher’s professional speech in order to check out the network there is in their work. From this perspective we focusing some points such as image of the reference – Portuguese teaching; reference of grammar – the use of the text; professional practice – the relation between the grammar and Portuguese teaching; the professional speech puts on relief the prevalence of traditional conception of grammar based on the standard language. There is another indicator which is the use of the text in the professional practices related with the gender variety. However the text is reduced to an object closed in it own. It is used to teach grammar, reading and writing as complementary activities. The results of this research suggest that we can get several images from the teacher’s speech, which point to non-defined subject-teacher. We check out the countless possibilities of analyzing the professional speech from our theoretical perspective, because the speech is constituted from something said before and resound in the other, building an infinity sequence. The comprehension about the teacher as who has a plural identity forged from a relation with the other, is an invitation to look for changes such as more improvement courses which makes possible to overcome the traditional language point of view. Like that the language will be conceived as an interaction way. In class, this is the conception that needs work in Portuguese teaching in order to make possible the use of the language in authentic situations. Like this the student will developed his/her communicative ability as speakers who thinks, criticizes, creates, changes, produces and interacts as well.
Palabras clave : Ensino de português
Ensino de gramática
Análise do discurso
Discurso pedagógico
Portuguese teaching
Grammar teaching
Speechanalysis and professional speech
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Letras
Programa: Programa de Pós-graduação em Letras: Linguística
Clase de Acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3399
Fecha de publicación : 13-sep-2007
Aparece en las colecciones: Mestrado em Linguística (Dissertações)



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