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Clase: Dissertação
Título : O neobarroco em Tebas do meu coração, de Nélida Piñon: uma forma de representar a América mestiça
Autor(es): Coelho, Gislene Teixeira
Orientador: Pereira, Maria Luiza Scher
Miembros Examinadores: Faria, Alexandre Graça
Miembros Examinadores: Chaves, Rita
Resumo: Esta dissertação desenvolve suas questões a partir de duas obras de Nélida Píñon: o romance Tebas do meu coração (1974) e a obra crítica Presumível coração da América (2002). A autora recorre aos recursos do (neo)barroco de modo a desconstruir a representação convencional do mundo e ampliar o sentido da obra. Segundo nossa leitura, o discurso (neo)barroco pode ser utilizado como uma forma de refletir (sobre) a formação mestiça da América Latina, levantando e problematizando questões que envolvem sua história, sua memória e sua identidade. Trabalhamos ainda com a idéia da utopia, pois lemos na obra a tentativa de elaboração de um projeto utópico, que põe em xeque o antigo projeto utópico-civilizatório europeu, baseado na dominação e repressão da alteridade. A partir de categorias teóricas, como utopias, contra-utopias, não-lugar e heterotopia, estabelecemos um contraponto à Utopia européia. Utilizamos a heterotopia como uma noção válida para a América Latina por se basear em novos conceitos como descentramento, negociação e abertura, os quais discutem antigos paradigmas. O trabalho reflete também sobre a complexa relação entre Literatura e subalternidade e sobre o exercício inclusivo da literatura (neo)barroca que representa o subalterno como alteridade e apresenta a razão mestiça como uma forma de pensar e produzir literatura e teoria.
Resumen : This dissertation develops its questions from two works from Nélida Píñon: the novel Tebas do meu coração (1974) and the critical work Presumível coração da América (2002). The author turns to the (neo)baroque resources in order to disconstruct the conventional world representation and to widen the meaning of the work. According to our reading, the (neo)baroque discourse can be utilized as a way to reflect (about) the mestiza formation of Latin America, raising and discussing questions that involve its history, its memory and its identity. We still work with the utopia idea, because we read in the work the tentative of elaboration of a utopian project, which debates the old utopian-civilizing project, based on the alterity domination and repression. From theoretical categories, like utopias, counter-utopia, no-place and heterotopia, we establish a counterpoint to the European Utopia. We utilize the heterotopia as a valid notion to Latin America because it is based on new concepts like decentrality, negotiation and openness, which discuss old paradigms. The paper also reflects about the complex relation between Literature and subalternity and about the inclusive exercise of (neo)baroque literature that represents the subaltern as alterity and presents the mestiza reason as a way to think and produce literature and theory.
Palabras clave : Neobarroco
Mestiçagem
Subalternidade
Negociação
Heterotopia
Neobaroco
Mestizaje
Subalternity
Negotiation
Heterotopia
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Letras
Programa: Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos Literários
Clase de Acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3398
Fecha de publicación : 27-abr-2007
Aparece en las colecciones: Mestrado em Letras - Estudos Literários (Dissertações)



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