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dc.contributor.advisor1Lahni, Cláudia Regina-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706983Y5pt_BR
dc.contributor.referee1Coutinho, Iluska Maria da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707349D2pt_BR
dc.contributor.referee2Gastal, Susana de Araujo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4778019H6pt_BR
dc.creatorRodrigues, Marcelo Carmo-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4758401T7pt_BR
dc.date.accessioned2017-02-20T18:14:20Z-
dc.date.available2017-02-20-
dc.date.available2017-02-20T18:14:20Z-
dc.date.issued2009-01-19-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3390-
dc.description.abstractThe present thesis aims to discuss the events as a means of alternative communication, taking into consideration the literature on citizenship, identity and tourism in the contemporary. For this, we start showing the analysis of specific moments of journalistic coverage of the Miss Gay Brazil, which is a beauty contest that elects the most beautiful of Brazil cross-dresser the city of Juiz de Fora (MG) over the past 32 years. By analyzing the narratives and the application of participatory research to studies of communication, we sought to prove the hypothesis that the mass communication also presents the homosexuals within certain characteristics historically established. It discusses the right to communication in the information society, proposing that social minorities also have the right to an active participation in the establishment of dialogues. Among the results, this work envisages the possibility of enhancing the conditions for the realization of the event and the quality of life for homosexuals. Besides it discovers new angles by which the studies of citizenship, identity and homosexuality can be refined. Finally this thesis also provided the opportunity to discuss the roles of mass communication developed by the contemporary, in an attempt to change its current position.pt_BR
dc.description.resumoA partir de revisão bibliográfica sobre cidadania, identidades e turismo na contemporaneidade, o trabalho visa discutir os eventos como instrumento de comunicação alternativa. Para isso, parte-se da análise de momentos específicos da cobertura jornalística do Miss Brasil Gay, concurso de beleza que há 32 anos elege o mais belo transformista do Brasil na cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais. Através da análise das narrativas e a aplicação da pesquisa participante aos estudos da comunicação, buscou-se demonstrar a hipótese de que, aos moldes do que vem acontecendo, também a comunicação de massa apresenta os homossexuais dentro de determinadas características historicamente estabelecidas. Discute-se o direito à comunicação na sociedade da informação, propondo que minorias sociais também têm direito à emissão no estabelecimento de processos dialógicos. Dentre os resultados, está o fato de poder vislumbrar melhores condições para a realização do evento e melhor qualidade de vida aos homossexuais. Além de descobrir novas angulações através das quais os estudos sobre cidadania, identidades e homossexualidade podem ser elaborados. A esses objetivos também se aliou a possibilidade de discutir os papéis desenvolvidos pela comunicação de massa na contemporaneidade, numa tentativa de modificar sua posição atual de estar sempre a reboque dos acontecimentos sociais, para estar à frente deles.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação Socialpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectTurismo de eventospt_BR
dc.subjectHomossexualidadept_BR
dc.subjectIdentidadespt_BR
dc.subjectMiss Brasil Gaypt_BR
dc.subjectJuiz de Fora (MG)pt_BR
dc.subjectCommunicationpt_BR
dc.subjectTourism of eventspt_BR
dc.subjectHomosexualitypt_BR
dc.subjectIdentitiespt_BR
dc.subjectMiss Brazil Gaypt_BR
dc.subjectJuiz de Fora (MG)pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
dc.titleMiss Brasil Gay, polêmica na passarela - eventos como instrumento de comunicação alternativapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Comunicação (Dissertações)



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