Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3303
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
cássiomachadogonçalves.pdf725.04 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisor1Silva, Leandro Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7867600734844084pt_BR
dc.contributor.referee1Guedes, Cleverson Raymundo Sbarzipt_BR
dc.contributor.referee2Lago, Cristiano Alvares Valladares dopt_BR
dc.creatorGonçalves, Cássio Machado-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2017-02-13T18:06:40Z-
dc.date.available2017-02-08-
dc.date.available2017-02-13T18:06:40Z-
dc.date.issued2016-07-01-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3303-
dc.description.abstractThis work is scope conduct a historical reflection about traffic homicides, highlighting the comparative study between the way that gave the urbanization process and the need for evolution of the traffic laws of Brazil. Seeks to analyze the controversy over the classification of traffic offenses, especially when the motor vehicle was driven at high speed and / or intoxicated individual. Therefore, it was necessary to the theoretical approach of the technical and legal concepts of intent and guilt, as well as the various conflicting judgments given by higher courts giving rise to legal uncertainty as repelled. Finally, the objective is to show the parallel between the courts and referred the outstanding external influence (media, political and social).pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem por escopo realizar uma reflexão histórica acerca dos homicídios de trânsito, destacando-se o estudo comparado entre a forma com que se deu o processo de urbanização e a necessidade de evolução da legislação de trânsito do Brasil. Busca-se analisar a controvérsia existente sobre a tipificação dos crimes de trânsito, notadamente quando o veículo automotor era conduzido em alta velocidade e/ou por indivíduo embriagado. Para tanto, fez-se necessário a abordagem teórica dos conceitos técnicos-jurídicos de dolo e culpa, bem como das diversas decisões conflitantes proferidas pelos tribunais superiores dando ensejo à tão repelida insegurança jurídica. Por fim, objetiva-se evidenciar o paralelo entre os referidos julgados e a notável influência externa (midiática, política e social).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Direitopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHomicídio de trânsitopt_BR
dc.subjectEmbriaguezpt_BR
dc.subjectAlta velocidadept_BR
dc.subjectDolo eventualpt_BR
dc.subjectCulpa conscientept_BR
dc.subjectInfluência midiática e socialpt_BR
dc.subjectInsegurança jurídicapt_BR
dc.subjectTraffic homicidept_BR
dc.subjectDrunkennesspt_BR
dc.subjectHigh speedpt_BR
dc.subjectPossible fraudpt_BR
dc.subjectConscious guiltpt_BR
dc.subjectMedia and social influencept_BR
dc.subjectJuridical insecuritypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO PENALpt_BR
dc.titleHomicídio de trânsito: entre a técnica jurídico-penal e o clamor públicopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece en las colecciones: Faculdade de Direito - TCC Graduação



Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.