https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/328
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
alinesouzaaraujo.pdf | 885.1 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | A intervenção do assistente social na assistência estudantil |
Autor(es): | Araújo, Aline Souza |
Primeiro Orientador: | Eiras, Alexandra Aparecida Leite Toffanetto Seabra |
Membro da banca: | Backx, Sheila de Souza |
Membro da banca: | Santos, Cláudia Mônica dos |
Resumo: | Essa dissertação de mestrado tem como proposta, analisar a complexidade que circunscreve a intervenção do assistente social na assistência estudantil. Assim sendo, apresentamos alguns elementos que perpassam essa realidade, construindo uma base, histórica e teórica, para a compreensão desse processo. Tornam-se centrais nessa perspectiva de análise, a relação existente entre Estado burguês e política social - enquanto determinação contraditória típica da sociedade capitalista, os direcionamentos determinados pela política econômica e as demandas advindas da classe trabalhadora. A partir dessa problematização, buscamos compreender, como esses elementos - dando ênfase às políticas sociais de assistência social e de educação, se desdobraram no Brasil. Desvendamos a assistência estudantil, enquanto resultado desse processo. É nesse cenário, que a intervenção do assistente social se realiza. Identificamos, pela pesquisa de campo referenciada em Minas Gerais, como os assistentes sociais, que trabalham diretamente nessa questão, compreendem e lidam com a assistência estudantil e quais as suas reais condições de trabalho. A necessidade de uma construção coletiva da política de assistência estudantil e de elaboração de projetos profissionais em nossa área é apontada por eles, como a demanda mais urgente e necessária, para que a intervenção do assistente social, seja cada vez mais, qualificada e comprometida com as reais condições de vida dos estudantes. |
Abstract: | This dissertation has the purpose to analyze the complexity that limits the intervention of the social worker in student assistance. Therefore, we present some elements that permeate this reality, building a base, historical and theoretical, to the understanding of this process. Become central in this analysis perspective, the relationship between the bourgeois state and social policy - while typical contradictory determination of capitalist society, the directions determined by economic policy and the demands arising from the working class. From this questioning, we seek to understand how these elements - emphasizing the social policies of social welfare and education, unfolded in Brazil. We unveil the student assistance as a result of this process. It is in this scenario that the intervention of the social worker takes place. Identified by field research referenced in Minas Gerais, as social workers, who work directly on this issue, understand and deal with student assistance and what their actual working conditions. The need for a collective construction of student assistance policy and development of professional projects in our area, is considered by them as the most urgent and necessary demand for the intervention of the social worker, is increasingly qualified and committed with the actual living conditions of students. |
Palavras-chave: | Intervenção do assistente social Assistência estudantil Política de educação Política de assistência social Intervention social worker Student assistance Education policy Social welfare policy |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Serviço Social |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Serviço Social |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/328 |
Data do documento: | 31-Ago-2015 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Serviço Social (Dissertações) |
Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.