Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3289
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
renatabittencourtprocopio.pdf2.7 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Tese
Título : O uso do glossário hipermídia no ensino-aprendizagem implícito de vocabulário nos níveis elementar e intermediário de proficiência em inglês
Autor(es): Procópio, Renata Bittencourt
Orientador: Ribeiro, Patrícia Nora de Souza
Miembros Examinadores: Silva, Marta Cristina da
Miembros Examinadores: Sampaio, Thais Fernandes
Miembros Examinadores: Rocha, Cláudia Hilsdorf
Miembros Examinadores: Franco, Cláudio de Paiva
Resumo: O presente trabalho objetiva investigar o uso do glossário hipermídia no ensino-aprendizagem implícito de vocabulário de alunos de nível elementar e intermediário de proficiência em inglês como língua estrangeira. No plano teórico, este trabalho fundamenta-se na Teoria Cognitiva do Aprendizado Multimídia de Mayer (1997; 2001) e no Modelo Integrado dos Efeitos Multimídia na Aprendizagem de Hede (2002), os quais buscam explicar o processamento da informação em ambiente de aprendizagem multimodal, e nos pressupostos da Abordagem Conexionista (ELLIS, 1998; LEITE, 2008; ZIMMER, 2008). No âmbito da metodologia, para esta pesquisa de natureza exploratória, desenvolvemos um ambiente de leitura com glossário hipermídia, a fim de investigarmos os impactos desse glossário no ensino-aprendizagem de vocabulário de alunos em nível elementar e intermediário de inglês como língua estrangeira, segundo uma abordagem implícita. O experimento foi aplicado para um total de 130 alunos: 70 alunos de nível elementar e 60 de nível intermediário. Na análise foram usados fundamentalmente os dados gerados nos testes de vocabulário, aplicados a ambos os grupos de alunos, complementados com os dados do questionário, da entrevista e da gravação da navegação no ambiente hipermídia elaborado. Os resultados obtidos indicam que o uso do glossário hipermídia pode contribuir significativamente para o aprendizado implícito de vocabulário no nível elementar e intermediário. Entretanto, na condição comparativa, o grupo elementar parece se beneficiar mais desse uso. A análise também indica que para os alunos em nível elementar as anotações que mais contribuem para a inferência da palavra desconhecida são a anotação verbal + figura. A análise também indica que, para esse grupo, o glossário hipermídia precisa ser cuidadosamente elaborado, pois diferentes fatores como a ordem de apresentação das mídias e o excesso de palavras anotadas ao longo do texto pode impactar negativamente a aprendizagem. Já para os alunos em nível intermediário, a anotação que mais contribui para a inferência é a verbal, devido ao maior conhecimento linguístico desse grupo, o que o torna, comparativamente, menos dependente da hipermídia.
Resumen : The present work is aimed at investigating the use of the hypermedia gloss in the teaching and learning of implicit vocabulary of elementary and intermediate level English students as a foreign language. On theoretical grounds, the work is based on the assumptions of the Cognitive Theory of the Multimedia Learning by Mayer (1997; 2001) and the Integrated Model of the Multimedia Effects on Learning by Hede (2002) which seek to explain the information processing in a multimodal learning environment, and on the assumptions of the Connectionism Approach (ELLIS, 1998; LEITE, 2008; ZIMMER, 2008). In the methodology for this exploratory research, we developed a reading activity with hypermedia gloss in order to investigate the impacts of this gloss in the teaching and learning of implicit vocabulary of elementary and intermediate level English students as a foreign language. The experiment was applied to a total of 130 students: 70 students of elementary level and 60 students of intermediate level. In the analysis it was used the data generated in vocabulary tests, applied to both groups of students, supplemented with questionnaire data, interview and navigation recording in the hypermedia environment. The results show that the use of the hypermedia gloss may contribute significantly to implicit vocabulary learning at elementary and intermediate level. However, in the comparative condition, the elementary group seems to benefit most from its use. The analysis also indicates that for elementary level students the annotations which most contribute to the inference of unknown words are the verbal + picture annotation. The analysis also indicates that, for this group, the hypermedia gloss needs to be carefully prepared because different factors such as the presentation order of the medias and the excess of annotated words along the text may negatively impact learning. As for the intermediate level students, the annotation which most contributes to the inference is the verbal one, due to the greater linguistic knowledge of this group, which makes it comparatevely less dependente on hypermedia.
Palabras clave : Hipermídia
Vocabulário
Proficiência
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Letras
Programa: Programa de Pós-graduação em Letras: Linguística
Clase de Acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3289
Fecha de publicación : 8-abr-2016
Aparece en las colecciones: Doutorado em Linguística (Teses)
PROQUALI - Teses



Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.