Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3265
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ramalhogarbelinisilva.pdf13.72 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Casagrande, Rogério-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760239Y9pt_BR
dc.contributor.referee1Mazorche, Sandro Rodrigues-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728146D8pt_BR
dc.contributor.referee2Souza, Gilcélia Regiane de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706132P1pt_BR
dc.creatorSilva, Ramalho Garbelini-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4451241Y8pt_BR
dc.date.accessioned2017-02-07T14:14:49Z-
dc.date.available2017-01-16-
dc.date.available2017-02-07T14:14:49Z-
dc.date.issued2016-08-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3265-
dc.description.abstractThis study consists of a concise exposition of the notable elements in the numbering systems ranging from the tally system to the beginnings of artificial computing. It aims at being a resource that allows enhancing the perception of mathematical simplicity highlighting the importance of the use and evolution of numbering systems through human history. It presents systems shared by peoples and civilizations up to the consolidation of the binary system, which is the essential element of today’s computers. It is intended for students and teachers that search for information on the subject regarding their particular cultural and historical settings. This study also provides an opportunity for suggesting relevant discussions on current issues, therefore being a supporting tool for tests and exams in connection with transverse themes, such as ethics, cultural plurality, work and consumerism. It also contributes to motivational aspects of learning and technological education.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho consiste em uma exposição sucinta dos elementos notáveis dos sistemas de numeração, partindo das talhas numéricas até os primórdios da computação artificial. Tem como objetivo ser um recurso que permita ampliar a percepção da simplicidade matemática, ressaltando a importância do uso e evolução dos sistemas numéricos, ao longo da história da humanidade. Serão apresentados sistemas compartilhados por povos e civilizações, até a consolidação do sistema binário, como elemento essencial dos atuais computadores. Ele se destina a alunos e professores, que buscam informações sobre o tema, inseridos em seus respectivos contextos históricos e culturais. Este trabalho também abre espaço para sugerir discussões pertinentes sobre temas da atualidade, sendo instrumento de apoio em provas e exames, em conexão com temas transversais, tai como questões éticas, pluralidade cultural, trabalho e consumo. Este trabalho também contribui para aspectos motivacionais da aprendizagem e educação tecnológica.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Matemática (PROFMAT)pt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSistemas de numeraçãopt_BR
dc.subjectHistória dos númerospt_BR
dc.subjectOrigem da computaçãopt_BR
dc.subjectNumbering Systemspt_BR
dc.subjectNumber Historypt_BR
dc.subjectComputational Originpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.titleSistemas de numeração: das talhas numéricas aos primórdios da computação artificialpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.