Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3255
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
sandrogrossinascimento.pdf2.18 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: Situações didáticas e educação estatística: uma proposta de aprendizagem no estudo de centralidade para o ensino médio
Author: Nascimento, Sandro Grossi
First Advisor: Rodrigues, Chang Kuo
Referee Member: Victer, Eline das Flores
Referee Member: Silva, Amarildo Melchiades da
Resumo: O presente trabalho é uma pesquisa, cujo objetivo é investigar atividades didáticas de estatística para alunos do Ensino Médio. Essas atividades propiciaram a construção e/ou a reconstrução das medidas de centralidade e, assim, obter um olhar mais detalhado para o estudo dessas medidas, com o intuito de preparar os alunos de forma mais eficiente no uso de situações problemas do cotidiano. Concomitantemente, analisar, a partir da Educação Estatística, com o viés da Literacia Estatística, a compreensão dos resultados obtidos na análise dessas medidas. A teoria da Engenharia Didática subsidiou a metodologia desta investigação enquanto as situações didáticas e as situações a-didáticas foram os aportes teóricos na análise das atividades propostas aos estudantes, culminando assim, em uma proposta de sequência didática para o Produto Educacional. Vale salientar que os sujeitos desta pesquisa são os estudantes de uma escola estadual, turma do terceiro ano do Ensino Médio da cidade de Paraíba do Sul, do Estado do Rio de Janeiro.
Abstract: This work is a research whose aim is to investigate teaching of statistical activities for high school students. These activities led to the construction and / or reconstruction of the centrality measures and thus a more detailed look at the study of these measures, in order to prepare students more effectively in the use of everyday problems situations. Concomitantly, analyze, from the statistics, with the bias of Literacy Education Statistics, the understanding of the results obtained in the analysis of these measures. The theory of Didactic Engineering supported the methodology of this research while teaching situations and situations-teaching were the theoretical contributions in the analysis of the proposed activities to students, so culminating in a proposal of didactic sequence for the Educational Product. It is worth noting that the subjects of this research are students of a state school, class of third year of high school in the city of Paraiba do Sul, State of Rio de Janeiro.
Keywords: Educação matemática
Educação estatística
Medidas de centralidade
Literacia estatística
Ensino médio
Mathematics education
Statistics education
Centralization measures
Literacy Statistics
High school
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Program: Programa de Pós-graduação em Educação Matemática
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3255
Issue Date: 18-Dec-2015
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.