Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3255
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
sandrogrossinascimento.pdf2.18 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Chang Kuo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4739544D6pt_BR
dc.contributor.referee1Victer, Eline das Flores-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4243647Z2pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Amarildo Melchiades da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791022U0pt_BR
dc.creatorNascimento, Sandro Grossi-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4825752D9pt_BR
dc.date.accessioned2017-02-07T14:08:51Z-
dc.date.available2017-01-11-
dc.date.available2017-02-07T14:08:51Z-
dc.date.issued2015-12-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3255-
dc.description.abstractThis work is a research whose aim is to investigate teaching of statistical activities for high school students. These activities led to the construction and / or reconstruction of the centrality measures and thus a more detailed look at the study of these measures, in order to prepare students more effectively in the use of everyday problems situations. Concomitantly, analyze, from the statistics, with the bias of Literacy Education Statistics, the understanding of the results obtained in the analysis of these measures. The theory of Didactic Engineering supported the methodology of this research while teaching situations and situations-teaching were the theoretical contributions in the analysis of the proposed activities to students, so culminating in a proposal of didactic sequence for the Educational Product. It is worth noting that the subjects of this research are students of a state school, class of third year of high school in the city of Paraiba do Sul, State of Rio de Janeiro.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho é uma pesquisa, cujo objetivo é investigar atividades didáticas de estatística para alunos do Ensino Médio. Essas atividades propiciaram a construção e/ou a reconstrução das medidas de centralidade e, assim, obter um olhar mais detalhado para o estudo dessas medidas, com o intuito de preparar os alunos de forma mais eficiente no uso de situações problemas do cotidiano. Concomitantemente, analisar, a partir da Educação Estatística, com o viés da Literacia Estatística, a compreensão dos resultados obtidos na análise dessas medidas. A teoria da Engenharia Didática subsidiou a metodologia desta investigação enquanto as situações didáticas e as situações a-didáticas foram os aportes teóricos na análise das atividades propostas aos estudantes, culminando assim, em uma proposta de sequência didática para o Produto Educacional. Vale salientar que os sujeitos desta pesquisa são os estudantes de uma escola estadual, turma do terceiro ano do Ensino Médio da cidade de Paraíba do Sul, do Estado do Rio de Janeiro.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educação Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectEducação estatísticapt_BR
dc.subjectMedidas de centralidadept_BR
dc.subjectLiteracia estatísticapt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectMathematics educationpt_BR
dc.subjectStatistics educationpt_BR
dc.subjectCentralization measurespt_BR
dc.subjectLiteracy Statisticspt_BR
dc.subjectHigh schoolpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.titleSituações didáticas e educação estatística: uma proposta de aprendizagem no estudo de centralidade para o ensino médiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.