Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3252
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
davidsonmendesferreiradepaula.pdf1.13 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Dissertação
Título : Limite: uma conexão entre o ensino básico e o ensino superior
Autor(es): Paula, Davidson Mendes Ferreira de
Orientador: Miyagaki, Olímpio Hiroshi
Miembros Examinadores: Afonso, Luís Fernando Crocco
Miembros Examinadores: Ferreira, Francinildo Nobre
Resumo: O conceito de Limite é uma das ferramentas fundamentais no ensino de cálculo diferencial e integral no ensino superior, mas que normalmente não é lecionado no ensino básico, embora esse tema tenha feito parte dos livros do ensino médio por um longo tempo. Este trabalho visa mostrar a importância de se abordar esse assunto nesse nível, como um elo que une o ensino médio e a graduação, pois, o conteúdo ensinado até o ensino médio, não é completamente eficiente para estudar matemática mais avançada. Ele é composto por vários planos de aula que tratam desde a noção inicial de limite, passa por derivada, e finda nas somas de Riemann e noções de integral, além de uma síntese sobre esses assuntos. Temas como máximos e mínimos de funções, áreas e volumes, tornam a introdução do tema menos impactante e abrem caminho para resolvermos problemas mais avançados.
Resumen : The Limit concept is one of the fundamental tools in teaching differential and integral calculus in higher education although it is not usually taught at basic education level, although this theme has been part of high school books for a long time. This work aims to show the importance to deal with Limit at this level, so it can work as a link between high school and higher education, once the content taught at elementary and high school are not really efficient for the study of more advanced mathematics. This work consists of several lesson plans that deal from the initial concept of limit, go through derivative, and end in Riemann’s sums and integral notions, as well as offer an overview of such issues. Topics such as maximum and minimum of the functions and also areas and volume make the introduction of the topic less impactful and pave the way to the solution of more advanced problems.
Palabras clave : Cálculo
Pré-cálculo
Limite
Calculus
Pre calculus
Limit
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Programa: Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT)
Clase de Acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3252
Fecha de publicación : 18-ago-2016
Aparece en las colecciones: Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT (Dissertações)



Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.