Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3241
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
denisemansoldosalazar.pdf6.04 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: GeoGebra e o estudo das funções trigonométricas no Ensino Médio
Author: Salazar, Denise Mansoldo
First Advisor: Scortegagna, Liamara
Co-Advisor: Rodrigues, Chang Kuo
Referee Member: Siqueira, Ângelo Santos
Referee Member: Escher, Marco Antônio
Resumo: Apresentamos uma pesquisa que investiga as potencialidades do software GeoGebra como instrumento tecnológico favorável à aprendizagem das funções trigonométricas no Ensino Médio, a partir das representações gráficas destas funções. Trata-se uma pesquisa caracterizada por uma abordagem qualitativa em que foi usada uma sequência didática de atividades, com tarefas em um nível de exigência crescente. Cada etapa de execução desta pesquisa está respaldada pelos pressupostos teóricos da Engenharia Didática, metodologia adotada em pesquisas que envolvem uma parte experimental. Os argumentos advindos das análises dos dados estão fundamentados na Teoria Antropológica do Didático. Trabalhamos com a elaboração de recursos educacionais digitais para o ensino da Trigonometria utilizando o software GeoGebra, que serão aplicados a um grupo de alunos do Ensino Médio. Relacionada à pesquisa está a elaboração de um produto educacional que reunirá as tarefas aplicadas com uma orientação para a sua utilização em sala de aula.
Abstract: We present a research which investigates the GeoGebra software capabilities as technological instrument conducive to learning of the trigonometric functions in high school, from the graphical representations of these functions. It is a survey characterized by a qualitative approach in which a didactic sequence of activities was used, with tasks at a level of growing demand. Each of this research execution phase is supported by the theoretical assumptions of the Didactic Engineering methodology used in research involving an experimental part. The arguments arising from the analysis are based on the Anthropological Theory of Didactic. For the development of digital educational resources for teaching trigonometry, which will apply to a group of high school students, used the GeoGebra software. Related to research, educational product offered here brings together the applied tasks and with guidance for using it in the classroom.
Keywords: Educação matemática
Ensino e aprendizagem
GeoGebra
Funções trigonométricas
Engenharia didática
Mathematics Education
Teaching and learning
GeoGebra
Trigonometric functions
Didactic engineering
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Program: Programa de Pós-graduação em Educação Matemática
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3241
Issue Date: 17-Dec-2015
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.