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Tipo: Dissertação
Título: Estátua! Se mexer não vale! O conhecimento do movimento corporal na formação do educador infantil
Autor(es): Costa, Ana Christina Brandão
Primeiro Orientador: Silva, Léa Stahlschmidt Pinto
Membro da banca: Garanhani, Marynelma Camargo
Membro da banca: Freitas, Maria Teresa de Assunção
Resumo: Este trabalho teve como objetivo investigar a compreensão de educadoras de creche acerca do movimento corporal no desenvolvimento infantil. Para tal, fez-se uma pesquisa qualitativa cujo referencial teórico-metodológico balizou-se nos estudos de Henry Wallon que se reporta às questões do desenvolvimento humano numa visão da pessoa integral compreendendo as dimensões motora-afetiva-cognitiva e a pessoa como resultado dessa integração. Sob a égide de uma perspectiva da psicologia genética, tal autor dedica-se à observação e ao estudo da criança pequena, buscando o sentido dos fenômenos em sua origem. Esta investigação teve como locus uma creche municipal da cidade de Juiz de Fora. Cinco educadoras de crianças de 2 e 3 anos constituíram-se como sujeitos de pesquisa, cujo instrumento metodológico foi a observação de cinco atividades desenvolvidas com as crianças pelas educadoras. Tais atividades, anteriormente videogravadas, foram discutidas em sessões reflexivas semanais. Procedendo-se à análise dessas sessões como principais achados verificou-se que a importância do movimento corporal para o desenvolvimento infantil foi ressaltada por apenas uma das educadoras; a questão da dicotomia corpo/mente e da contenção motora estão ligadas às concepções de infância e criança presentes na sociedade; a formação do educador está calcada no modelo do ensino fundamental, não atendendo às especificidades da criança pequena.
Abstract: The purpose of this study is to investigate the understanding of preschool educators about the movement of the child’s body. To this end we did a qualitative research which the theorical and methodological were through the studies of Henry Wallon. He relates the human development in a general vision including the motor-affective-cognitive dimension and their results in a psychological perspective. This author concentrates on studying small children in a genetic psychology. He looks for the meanings of these phenomena in their origins. This research was made in a municipal preschool in the city of Juiz de Fora. Five children educators of children, between the ages of 2 and 3 years old, were the subject of this research. The methodological tool was the observation of five activities with children cared out by the educators. These activities were previously recorded in videos and discussed in weekly sessions. We could analyze these videos and sessions finding out how important the body movement for children is. Only one educator gave us an account of the body/mind dichotomy and the motor containment connecting to the conceptions of the infancy and the child present in the society. The training of our educators is for the elementary school and not concerning to the specificities of small children.
Palavras-chave: Educação Infantil
Movimento corporal
Criança e infância
Formação de professores
Childhood educations
Body movement
Children and childhood
Teachers’ training
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3189
Data do documento: 31-Ago-2007
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação (Dissertações)



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