Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3127
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
iracimariadossantospereiragrana.pdf1.64 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: O processo de revisão curricular dos anos iniciais da rede estadual do Amazonas e a participação docente
Autor(es): Grana, Iraci Maria dos Santos Pereira
Primeiro Orientador: Santos, Nubia Schaper
Membro da banca: Moreira, Ana Rosa
Membro da banca: Santiago, Mylene
Resumo: A presente dissertação tem como objetivo analisar o processo de revisão curricular no componente Língua Portuguesa do I ciclo do ensino fundamental, tendo como contexto de pesquisa a Coordenadoria Distrital 03, órgão de assistência e assessoramento da Secretaria de Educação do Estado do Amazonas - SEDUC/AM. A participação docente na elaboração de uma política curricular tem despertado interesse, tendo em vista a preocupação com a qualidade da educação básica brasileira, pois o “duelo” entre o currículo prescrito e o utilizado na prática acentua a necessidade do envolvimento dos sujeitos, a fim de propostas curriculares implementadas com sucesso. Por isso, a questão que motiva o estudo está formulada da seguinte maneira: como amenizar os efeitos da baixa participação docente no processo de revisão do currículo dos anos iniciais, em sua fase de implementação? A relevância do presente trabalho se situa na reflexão sobre o envolvimento dos atores que executam o currículo na prática, principalmente: os professores. A suposição desta investigação, confirmada ao longo da pesquisa, é a necessidade de estratégias para o envolvimento do professor na implementação dos ajustes curriculares. Baseada numa metodologia de natureza qualitativa, envolve primeiramente a pesquisa documental, concentrando-se nos documentos oficiais que norteiam a revisão curricular; a pesquisa bibliográfica, que salienta os estudos sobre políticas curriculares e por último a pesquisa de campo, com uma série de entrevistas semiestruturadas destinadas às gestoras e pedagogas de duas escolas distintas, bem como a oito professores regentes em sala de aula do 1º ao 3º ano. O desenvolvimento do referencial teórico da pesquisa é representado por autores que possuem reconhecida contribuição no campo da análise de políticas públicas, articulando diversas questões que proporcionam a compreensão sobre currículo e sua implementação, enfatizando o processo de recontextualização, dentre eles, Mainardes (2006); Lopes (2004); Sacristán (1998); Moreira e Candau (2007). Os resultados da pesquisa apontaram que a proposta curricular vigente não é utilizada como referência principal, no planejamento do professor e que não há uma política de formação inicial e continuada na implementação de propostas curriculares visando o envolvimento do docente, mas ações isoladas que não são complementares e interligadas, dificultando o atendimento às demandas básicas por não observarem as especificidades das diferentes realidades existentes nas escolas. Dessa forma, apresentou-se um Plano de Ação Educacional, propondo ações para minimizar os aspectos que podem atrapalhar a implementação do currículo prescrito, em especial, no que se refere ao envolvimento docente, como a formação continuada interescolar e a produção de um caderno pedagógico que possa servir de apoio às aulas do professor.
Abstract: This curent disertation was developed within the Coordenadoria Distrital 03, advisory organ of SEDUC/AM. The Objective is to analyze the process of the curriculum revision in the component of the Portuguese language and the cycle of the elementary teaching.The participation in the development of the curriculum has aroused interest, with a view of concern about the quality of the Brazilian basic education, because the "duel" between the prescribed curriculum and practice, stresses the neccessity for the involvement of individuals, interested in the curriculum proposals successfully implemented. The relevance of this study lies in the reflection on the involvement of actors performing the curriculum in practice, mainly: the teacher. The assumption of this investigation, confirmed during the research is the need for strategies for the involvement of teachers in implementing the curriculum adjustments in this coordinating body. Based on a methodology of quality nature which primarily involves documents research, focusing on the official documents that guide curriculum change; the literature that emphasizes the study of curriculum and lastly the field research with a series of semi-structured interviews aimed at managers and pedagogues in two different schools as well as to eight regents teachers in the classroom of the 1st to 3rd year. The development of theoretical research framework is represented by authors who have recognized contribution in the field of public politics, analysis articulating various issues that provide the understanding of curriculum and its implementation, emphasizing the process of recontextualization, among them Mainardes (2006); Lopes (2004); Sacristan (1998); Moreira and Candau (2007).The survey results showed that there is no politics of formation of the initial and continuing implementation of curricular proposals for the involvement of teachers, but isolated actions that are not complementary and interconnected hindering the attendance of basic demands for not overseeing the specificities of the different existing realities at Schools.In this sense, it was presented an Educational Action Plan, proposing actions to minimize the aspects that can hinder the implementation of the prescribed curriculum, in particularly, the teaching engagement with the curriculum, such as interscholastic continuing education and production of an educational notebook to serve to support the teacher's lessons.
Palavras-chave: Currículo
Implementação
Participação docente
Resume
Implementation
Teacher participation
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3127
Data do documento: 18-Dez-2015
Aparece nas coleções:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.