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Type: Dissertação
Title: Nivelamento da aprendizagem: a experiência de quatro escolas profissionais no Ceará
Author: Andrade, Fábia Napoleão
First Advisor: Barone, Paulo Vieira Monteiro Braga
Referee Member: Magrone, Eduardo
Referee Member: Silva, Maria Andréia de Paula
Resumo: A presente dissertação tem como objetivo analisar as ações desenvolvidas pela gestão escolar, em relação ao nível prévio de aprendizagem dos alunos ingressantes no Ensino Médio das escolas profissionais vinculadas a uma Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação, no Estado do Ceará, verificando também sua condição ao concluírem este nível de ensino, com a perspectiva de propor ações para a melhoria destes indicadores. Para o desenvolvimento do estudo de caso, realizamos pesquisa documental e análise de dados das quatro escolas estudadas, seguidas de entrevistas semiestruturadas com os diretores escolares e questionários aos coordenadores, professores e estudantes. O desenvolvimento da pesquisa possibilitou evidenciar a preocupação com o nível de entrada dos estudantes e a utilização de avaliações diagnósticas em cada escola. No entanto, percebemos a ausência de ações sistematizadas para enfrentamento da situação. A análise da ação e reflexão das escolas teve como referencial o conceito de escola eficaz presente em autores como Soares (2005), Sammons (2008), Polon (2010), aliado ao entendimento de Burgos (2011) sobre gestão escolar, e conceitos de avaliação e monitoramento em Lück (2013). Ao final dos estudos, realizamos a proposição de um Plano de Ação Educacional como sugestão para o trabalho cotidiano desenvolvido nas escolas, fundamentado em unidade na avaliação diagnóstica, apropriação dos resultados, ação dos atores educacionais e sistema de acompanhamento pedagógico.
Abstract: This thesis aims to analyze the actions taken by the school management, compared to the previous level of learning of students entering the School of vocational schools linked to a Regional Coordinator for Development of Education in the State of Ceará, also checking their condition to complete this level of education, with the prospect of proposing actions to improve these indicators. For the development of the case study, we conducted desk research and analysis of data from four schools studied, followed by semi-structured interviews with school principals and questionnaires to the coordinators, teachers and students. The development of the research made it possible to highlight the concern with the input level of students and the use of diagnostic evaluations in each school. However, we noticed the absence of systematic actions to cope with the situation. The analysis of the action and reflection of the schools had as reference the concept of effective school present in authors such as Smith (2005), Sammons (2008), Polon (2010), coupled with the understanding of school management Burgos (2011) and valuation concepts and monitoring Lück (2013). At the end of the studies, carried out the proposition of an Educational Action Plan, as a suggestion for everyday work in schools, based on unity in the diagnostic evaluation, appropriation of the results, action actors of educational and pedagogical monitoring system.
Keywords: Gestão escolar
Avaliação
Monitoramento
School management
Evaluation
Monitoring
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3125
Issue Date: 21-Dec-2015
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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