Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3114
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
antoniotomedasilvasouza.pdf978.06 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Godinho, Eliane Bettocchi-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784444E3pt_BR
dc.contributor.referee1Borges, Eliane Medeiros-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781809U1pt_BR
dc.contributor.referee2Hardagh, Claudia Coelho-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4778891D6pt_BR
dc.creatorSouza, Antonio Tomé da Silva-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8458510P8pt_BR
dc.date.accessioned2017-01-31T11:18:51Z-
dc.date.available2017-01-11-
dc.date.available2017-01-31T11:18:51Z-
dc.date.issued2016-02-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3114-
dc.description.abstractThis thesis addresses the management case concerning the formation of In-Person Classroom Teachers in Secondary Education Project with Technological Mediation in the municipality of Beruri / AM. The research has as its central issue: The formation of the Classroom Teacher that works in the Classroom School Project with Technological Mediation realize all assignments that he competes? Does training in undergraduate or Normal Superior, along with the training offered by the Media Center gives, Professor Face, the support necessary for effective student learning in the project? To examine this question, the research was based on the qualitative methodology, using the following research tools: document analysis, interviews and questionnaires, which supported the data collection. Interviews were conducted with responsible for hiring teachers and responsible for the formation / training of Teachers in On-site EMPMT Project. The questionnaire was administered to allPerson Teachers who work in EMPMT Project Beruri. For reasons of this research was used as theoretical reflections of authors such as Maia (2010), Campos (2011), Costa (2015), Kenski (2003, 2007). The survey also dialogues with the reflections of Saviani (2013), Cardoso and Toscano (2011) and Moran (2013). The survey results point to a major problem: the difficulties of In-Person Teachers perform competently in the mediation of the components that make up the curriculum of EMPMT Project in the municipality of Beruri. From this observation, we proposed a PAE to minimize this problem: Methodology Training Course for High School Classroom with Technology Mediation for On-site teachers of the municipality of Beruri, to be held on vacation in January and June at the Amazon Educational Media Center and the proposed biannual meetings for dialogue between ministering Teachers, Teachers and Educational On-site team , with the aim of giving voice to Professor Face in the implementation of the Project.pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação aborda o caso de gestão referente à formação dos Professores Presenciais no Projeto Ensino Médio Presencial com Mediação Tecnológica/EMPMT no município de Beruri/AM. A pesquisa possui as seguintes questões centrais: a formação do Professor Presencial que atua no Projeto Ensino Médio Presencial com Mediação Tecnológica consegue atender a todas as atribuições que a ele compete? A formação em licenciaturas ou Normal Superior, juntamente com a capacitação ofertada pelo Centro de Mídias, dá ao Professor Presencial o suporte necessário para o aprendizado dos alunos no Projeto? Para analisar estas questões, a pesquisa pautou-se na metodologia qualitativa, com a utilização dos seguintes instrumentos: análise documental, entrevistas e questionários. As entrevistas foram realizadas com a responsável pela contratação de professores e a responsável pela formação/capacitação dos Professores Presenciais do Projeto EMPMT. O questionário foi aplicado a todos os Professores Presenciais que atuam no Projeto EMPMT em Beruri. Para fundamentação desta pesquisa foi utilizado como referencial teórico as reflexões de autores como Maia (2010), Campos (2011), Costa (2015), Kenski ( 2003, 2007). A pesquisa dialoga também com as reflexões de Saviani (2013), Cardoso e Toscano (2011) e Moran (2013). Os resultados da pesquisa apontam para uma problemática central: as dificuldades dos Professores Presenciais em realizar com competência a mediação pedagógica dos componentes que compõem a matriz curricular do Projeto EMPMT no município de Beruri. A partir dessa constatação, propusemos um Plano de Ação Educacional (PAE) para minimizar essa questão. Este PAE visa implementar duas ações, um Curso de Formação em Metodologia para o Ensino Médio Presencial com Mediação Tecnológica para os Professores Presenciais do município de Beruri e, a proposta de seminários semestrais para o diálogo entre os Professores Ministrantes, os Professores Presenciais e a Equipe Pedagógica do Centro de Mídias cuja intenção é proporcionar maior participação ao Professor Presencial na implementação do Projeto.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectEnsino médio presencial com mediação tecnológicapt_BR
dc.subjectMediação pedagógicapt_BR
dc.subjectProfessor presencialpt_BR
dc.subjectTeachers formationpt_BR
dc.subjectHigh school classroom with technological mediationpt_BR
dc.subjectPedagogical mediationpt_BR
dc.subjectClassroom teacherpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleO professor presencial no projeto ensino médio presencial com mediação tecnológica no Amazonas: repensando a atuação profissional no município de Beruript_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.