Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3087
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
jeaneednaruasxavieresouza.pdf1.28 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Teixeira, Beatriz de Basto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707321Y6pt_BR
dc.contributor.referee1Betlinski, Carlos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4127388J1pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Ilka Schapper-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796444E1pt_BR
dc.creatorSouza, Jeane Edna Ruas Xavier e-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.date.accessioned2017-01-31T10:34:10Z-
dc.date.available2017-01-05-
dc.date.available2017-01-31T10:34:10Z-
dc.date.issued2016-02-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3087-
dc.description.abstractThis dissertation analyzes the implementation of the Project Reinventing High School, developed in public schools of the state of Minas Gerais, between the years 2012 and 2014, and as a research field, one high school in northern Minas Gerais. The study aimed to analyze the functioning of Reinventing High School, in order to support suggestions for future actions on high school in the state and contribute to the overcoming of duality that marks this level of teaching. The research was based on qualitative approach, with case study by applying semi-structured interviews with different subjects inserted on the project at the school. The analysis of documents related to Reinventing High School and the results found by the research were based on the theoretical contribution of different authors like James A.Beane; Maria Paula Dallari Bucci; Claudio de Moura Castro; Idalberto Chiavenato;Maria Ciavatta;Carlos Roberto Jamil Cury; Juarez Dayrell;Paulo Freire; Acácia Zeneida Kuenzer; Lucília Machado;Marise Ramos; among others. The work showed that the way it is formulated and developed public policy is relevant in the implementation process of the same school, portrays the experience of teachers facing the development of the Project Reinventing the high school and the students' experiences on this attempt to curriculum integration and also features a front analysis to some dilemmas that accompany the development of high school to propose viable actions to overcome them.pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação analisa a implementação do Projeto Reinventando o Ensino Médio, desenvolvido em escolas públicas da rede estadual de Minas Gerais, entre os anos de 2012 a 2014, tendo como campo de pesquisa uma escola de ensino médio do Norte de Minas Gerais. O objetivo do trabalho foi analisar o processo de implementação do Reinventando o Ensino Médio a fim de fundamentar sugestões para futuras ações em prol do ensino médio no estado e contribuir para a superação da dualidade que marca esse nível de ensino. A pesquisa fundamentou-se na abordagem qualitativa, com estudo de caso realizado através da aplicação de entrevistas semiestruturadas, junto a diferentes sujeitos do projeto inseridos na escola. A análise dos documentos do programa e dos achados da pesquisa foi baseada na contribuição teórica de diferentes autores como James A.Beane; Maria Paula Dallari Bucci; Claudio de Moura Castro; Idalberto Chiavenato;Maria Ciavatta;Carlos Roberto Jamil Cury; Juarez Dayrell;Paulo Freire; Acácia Zeneida Kuenzer; Lucília Machado;Marise Ramos; entre outros. O trabalho evidenciou que o modo como é formulada e elaborada a política pública tem relevância no processo de implementação da mesma na escola, e retrata a experiência dos professores frente ao desenvolvimento do Projeto Reinventando o Ensino Médio, bem como as vivências dos alunos diante dessa tentativa de integração curricular. Também apresenta uma análise em face de alguns dilemas que acompanham o desenvolvimento do ensino médio, com proposição de ações viáveis a sua superação.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectParticipaçãopt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectInovaçãopt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectHigh schoolpt_BR
dc.subjectParticipationpt_BR
dc.subjectCurriculumpt_BR
dc.subjectInnovationpt_BR
dc.subjectIdentitypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA implementação do reinventando o ensino médio: o estudo de caso de uma escola em Montes Claros – MGpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.