Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3073
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
rodrigofelipeveloso.pdf816.23 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Tese
Título: Sal da terra, luz do mundo: ritos de passagem e alquimia, caminhos de transformação em Clarice Lispector
Autor(es): Veloso, Rodrigo Felipe
Primeiro Orientador: Silva, Teresinha Vânia Zimbrão da
Membro da banca: Faria, Alexandre Graça
Membro da banca: Oliveira, Élcio Lucas de
Resumo: Trata-se de um estudo de obras de Clarice Lispector, em diálogo com a antropologia (ritos de passagem), a alquimia segundo psicologia junguiana, em que se pretende analisar como as personagens em seu processo de individuação, ou seja, de autoconhecimento se constituem enquanto indivíduos inseridos numa sociedade. Para tanto, foram analisados, os livros O lustre, Uma aprendizagem ou O livro dos prazeres, A paixão segundo G.H., A cidade sitiada e A maçã no escuro. Procurou-se perceber que cada uma das personagens é marcada pela conjugação e estigma do verbo viver, isto é, estas passam por diversas fases e estágios no sentido de descobrirem quem realmente são, pois estão sempre em busca de suas identidades, que serão construídas com o desenvolvimento de suas histórias nos romances. O procedimento narrativo adotado por Clarice Lispector nessas obras levou-nos ao conceito dos ritos de passagem teorizado por Arnold Van Gennep e a alquimia segundo Carl Gustav Jung. Investigaremos quais são os comportamentos exigidos às (o) protagonista(s) pelos outros membros da comunidade na qual se vêem inseridas, e de como estas se posicionam perante isso. Por fim, pretendemos demonstrar como as passagens dos ritos nas vidas de Virgínia, Lucrécia, G.H., Lóri e Martim, além de estarem relacionadas com os seus atos sociais e o seu desenvolvimento natural (da infância à vida adulta), estão ligadas principalmente ao modo como o texto é construído.
Abstract: Se trata de un estudio de las obras de Clarice Lispector, en diálogo con la antropología (ritos de paso), la alquimia segundo psicología jungiana lo que se pretende analizar cómo los personajes en su proceso de individuación, es decir, conocimiento de si mismo si constituyen como individuos insertados en una sociedad. Por lo tanto, se analizaron los libros O lustre, Uma aprendizagem ou O livro dos prazeres, A paixão segundo G.H., A cidade sitiada, y A maçã no escuro. Trató de darse cuenta de que cada uno de los personajes está marcado por conjugación y el estigma del verbo vivir, es decir que pasan por varias fases y etapas con el fin de descubrir lo que realmente son, ya que están siempre en búsqueda de su identidad, que se construirá con el desarrollo de sus historias en sus novelas. El procedimiento narrativo adoptado por Clarice Lispector estas obras nos llevó al concepto de los ritos de paso teorizadas por Arnold Van Gennep y la alquimia segundo Carl Gustav Jung. Investigamos cuáles son los comportamientos requeridos de los protagonistas por otros miembros de la comunidad en la que ver insertada, y cómo se posicionan estos antes de esto. Por último, tenemos la intención de demostrar cómo los pasajes de los ritos en la vida de Virginia, Lucrecia, G.H., Lori e Martim, además de estar relacionado a sus actos sociales y el desarrollo natural (de la niñez a la edad adulta), están vinculados principalmente a la forma como el texto es construido.
Palavras-chave: Individuação
Ritos de passagem
Alquimia
Individuacíón
Ritos de paso
Alquimia
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Letras
Programa: Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos Literários
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3073
Data do documento: 23-Ago-2016
Aparece nas coleções:Doutorado em Letras - Estudos Literários (Teses)



Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.