Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3052
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
lorenaluquinidebarrosabreu.pdf5.25 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: Estudando conteúdos matemáticos com direcionamentos de modelagem matemática: o caso da função afim
Author: Abreu, Lorena Luquini de Barros
First Advisor: Piermatei Filho, Orestes
Referee Member: Bean, Dale William
Referee Member: Soares, Carlos Alberto Santana
Referee Member: Silva, Amarildo Melchiades da
Referee Member: Franchi, Regina Helena de Oliveira Lino
Resumo: A presente pesquisa constitui-se em trabalhar com as funções matemáticas mediante as contribuições concedidas pela prática da Modelagem Matemática, por meio de uma concepção que permite ao educador desenvolver uma busca pela interação proveniente da matemática contextualizada na realidade dos estudantes. Sendo assim, ao contrário dos métodos de ensino mais tradicionais, o estudo aponta para a possibilidade de compreensão acerca do conteúdo de funções afins, tomando como base as implicações obtidas em um grupo de quatro alunos do 1o ano do Ensino Médio e, metodologicamente, utilizando-se da Modelagem Matemática para tal fim. A pesquisa divide-se em cinco capítulos que buscam nortear o educador para a importância inicial do conteúdo de funções na educação brasileira, os ensinamentos práticos direcionados aos alunos em uma pesquisa de campo, que buscou aproximar a disciplina à realidade em que esses estudantes se inserem, por meio de uma situação-problema envolvendo os alunos em uma pizzaria próxima à escola. Dessa forma, realidade e matemática tornam-se indissolúveis ferramentas para os alunos compreenderem situações cotidianas que integram a disciplina às mais variadas experiências, garantindo-se ao corpo docente e discente amplas possibilidades de desenvolverem, juntos, o entendimento de tal disciplina, numa interação necessária a qualquer aprendizado de qualidade.
Abstract: This research consists on working with mathematical functions through contributions made by the Mathematical Modeling practice, using a model which allows the educator to develop a search for interaction using mathematics contextualized in the students‟ reality. Thus, opposite to the more traditional teaching methods, this study indicates the possibility of understanding content related to affine functions, based on the results obtained in a group composed by four students from first year of high school in Brazil and, methodologically, using the mathematical modeling for this purpose. This research is divided in five chapters that seek to guide the educator to the initial importance of the functions content in the Brazilian education, the practical lessons targeted to students in a field research, which sought to bring the subject closer to the students‟ reality through a problem-situation involving students in a pizzeria near the school. Hence, reality and mathematics become inextricable tools for students to understand common situations, that incorporate the subject to a variety of experiences, ensuring teachers and students wide possibilities to develop together an understanding of this subject, with the necessary interaction to accomplish quality learning.
Keywords: Educação matemática
Modelagem matemática
Funções
Interação
Ensino
Aprendizagem da matemática
Mathematics Education
Mathematical Modeling
Functions
Interaction
Teaching
Learning of Mathematics
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Program: Programa de Pós-graduação em Educação Matemática
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3052
Issue Date: 28-Apr-2011
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.