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Tipo: Dissertação
Título: “Abre-te, cérebro!” As multifaces da poética de Arnaldo Antunes
Autor(es): Ferreira Júnior, Hernany Luiz Tafuri
Primeiro Orientador: Pereira, Edimilson de Almeida
Membro da banca: Furtado, Fernando Fábio Fiorese
Membro da banca: Defilippo, Juliana Gervason
Membro da banca: Cruz, Adélcio de Sousa
Membro da banca: Pereira, Prisca Rita Agustoni de Almeida
Resumo: Experimentação: palavra que melhor resume a escrita de Arnaldo Antunes. O poeta figura no cenário artístico brasileiro como um autor de multifaces: cantor, compositor, artista plástico, poeta. Por acreditarmos que suas produções possuam importante relevância no cenário literário contemporâneo, com sua escrita conservando traços que a vinculam a movimentos de Vanguarda e Pós-vanguarda, nossa pesquisa tem como proposta o mapeamento das possíveis influências que aproximam a poética do autor a algumas características percebidas desde o Modernismo brasileiro, passando por sua relação com a Poesia Concreta, pelo Tropicalismo e pela Poesia Marginal, não tencionando classificá-lo como epígono daqueles movimentos. Através de análises de poemas extraídos de seus três primeiros livros – Psia, Tudos e As coisas –, tentaremos mostrar, além de tais aspectos, como o autor conjuga peculiaridades de suas artes, o uso de novas tecnologias visando uma poesia cuja intervenção do leitor se faz necessária, atingindo um resultado ludicamente multifacetado.
Abstract: Experimentation: word that best sums up the writing of Arnaldo Antunes. The poet figures in the Brazilian art scene as a multifaceted author: singer, songwriter, artist, poet. Since we believe his productions have important relevance in the contemporary literary scene, while his writing conserves features which link that one to the Vanguard and Post-Vanguard movements, our research purposes to map the possible influences which draw close the author's poetry to some characteristics seen from the Brazilian Modernism on, passing through its relationship with the Concrete Poetry, through Tropicalismo and Marginal Poetry. Nevertheless, we do not intend to classify him as a disciple of those movements. By analyzing poems extracted from his first three books - Psia, Tudos and As coisas - we will try to show, in addition to such aspects, how the author combines peculiarities of his arts, the use of new technologies aiming a poetry where the reader must intervene, reaching a playfully multifaceted result.
Palavras-chave: Poesia brasileira
Arnaldo Antunes
Pluralidade
Brazilian poetry
Arnaldo Antunes
Plurality
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Letras
Programa: Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos Literários
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/303
Data do documento: 29-Set-2015
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras - Estudos Literários (Dissertações)
PROQUALI - Dissertações



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