https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2949
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
claudiadepaulapinto.pdf | 752.56 kB | Adobe PDF | View/Open |
Type: | Dissertação |
Title: | Atalhos para o sucesso |
Author: | Pinto, Claudia de Paula |
First Advisor: | Teixeira, Beatriz de Basto |
Referee Member: | Magrone, Eduardo |
Referee Member: | Lacerda, Wania Maria Guimaraes |
Resumo: | A presente dissertação é resultado de uma pesquisa cujo objetivo foi apreender as razões que levam alguns alunos e/ou suas famílias a utilizarem “atalhos” como a transferência escolar de uma escola privada para uma escola pública e o curso supletivo para driblar as situações de risco escolar, como a reprovação. A pesquisa foi desenvolvida junto a cinco famílias pertencentes à classe média e residentes na cidade de Ouro Preto. Os recursos metodológicos utilizados foram a entrevista semi-estruturada e o questionário socioeconômico e escolar. As informações coletadas no decorrer da pesquisa foram analisadas à luz de um referencial teórico que privilegia a temática da escolarização das camadas sociais privilegiadas. Essa literatura tem demonstrado que o uso de estratégias preventivas ou compensatórias se configura como uma das características das classes privilegiadas que buscam com esse mecanismo potencializar as chances de sucesso escolar e social dos filhos. Tal parcela da sociedade é portadora de privilégios econômicos, sociais e culturais que conferem a esse grupo social o “senso do jogo” ou resultam em um capital informacional que funciona como um recurso extra, possibilitando a esse grupo social tomar atitudes adequadas em determinadas situações, driblando os riscos de insucesso. Esses grupos sociais não abrem espaço ao acaso e lançam todos os seus trunfos para a maximização do sucesso escolar e social dos seus filhos. |
Abstract: | - |
Keywords: | Estratégias escolares Trajetórias escolares Escolarização das classes médias |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | Faculdade de Educação |
Program: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Access Type: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2949 |
Issue Date: | 31-Mar-2009 |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação (Dissertações) |
Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.