Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2949
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
claudiadepaulapinto.pdf752.56 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: Atalhos para o sucesso
Author: Pinto, Claudia de Paula
First Advisor: Teixeira, Beatriz de Basto
Referee Member: Magrone, Eduardo
Referee Member: Lacerda, Wania Maria Guimaraes
Resumo: A presente dissertação é resultado de uma pesquisa cujo objetivo foi apreender as razões que levam alguns alunos e/ou suas famílias a utilizarem “atalhos” como a transferência escolar de uma escola privada para uma escola pública e o curso supletivo para driblar as situações de risco escolar, como a reprovação. A pesquisa foi desenvolvida junto a cinco famílias pertencentes à classe média e residentes na cidade de Ouro Preto. Os recursos metodológicos utilizados foram a entrevista semi-estruturada e o questionário socioeconômico e escolar. As informações coletadas no decorrer da pesquisa foram analisadas à luz de um referencial teórico que privilegia a temática da escolarização das camadas sociais privilegiadas. Essa literatura tem demonstrado que o uso de estratégias preventivas ou compensatórias se configura como uma das características das classes privilegiadas que buscam com esse mecanismo potencializar as chances de sucesso escolar e social dos filhos. Tal parcela da sociedade é portadora de privilégios econômicos, sociais e culturais que conferem a esse grupo social o “senso do jogo” ou resultam em um capital informacional que funciona como um recurso extra, possibilitando a esse grupo social tomar atitudes adequadas em determinadas situações, driblando os riscos de insucesso. Esses grupos sociais não abrem espaço ao acaso e lançam todos os seus trunfos para a maximização do sucesso escolar e social dos seus filhos.
Abstract: -
Keywords: Estratégias escolares
Trajetórias escolares
Escolarização das classes médias
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Programa de Pós-graduação em Educação
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2949
Issue Date: 31-Mar-2009
Appears in Collections:Mestrado em Educação (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.