https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2921
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
margarethconceicaopereira.pdf | 3.68 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | Currículo nas escolas-referência de Minas Gerais: como a matemática chega a uma sala de aula |
Autor(es): | Pereira, Margareth Conceição |
Primeiro Orientador: | Teixeira, Beatriz de Basto |
Membro da banca: | Souza Junior, Arlindo José de |
Membro da banca: | Clareto, Sônia Maria |
Resumo: | Este trabalho teve por objetivo estudar como vem ocorrendo a implementação do Conteúdo Básico Comum (CBC) de Matemática do Ensino Fundamental por um professor dessa disciplina em uma Escola-Referência. A pesquisa aconteceu numa escola pública da rede estadual, da cidade de Juiz de Fora, que faz parte do Projeto Escolas-Referência. Para tanto, foi realizado um estudo de caso por meio de observação participante e análise de conteúdo, visando a identificar como a metodologia, a abordagem teórica, as orientações pedagógicas presentes nessa proposta curricular do CBC são ressignificadas na prática pelo professor de Matemática do Ensino Fundamental. O presente trabalho consta de análise documental e revisão bibliográfica sobre currículo e Projeto Escolas-Referência e da metodologia proposta para ida a campo. Foram estabelecidas comparações entre os documentos CBC e Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de Matemática para o Ensino Fundamental que resultaram em semelhanças e também em diferenças significativas. As entrevistas realizadas com todos os professores de matemática da escola pesquisada apontaram as reflexões que esses têm em relação à política e ao CBC para o seu trabalho. Os resultados das obervações das aulas foram analisados em consonância com as entrevistas à professora pesquisada, tendo como base as orientações do CBC e PCN, ambos de matemática para o Ensino Fundamental (5ª a 8ª séries). Essas análises indicaram que, por vezes, a professora utilizou-se de atividades constantes do documento, que já faziam parte de sua prática, o que dificultou dissociar o que era decorrente da indicação do CBC. A expectativa é a de que os resultados encontrados possam gerar 8 subsídios para novas pequisas mais aprofundadas sobre política curricular. As análises dos dados deram-se à luz das diretrizes da pesquisa qualitativa, tendo como referências autores que tratam dos PCN como Teixeira; Moreira e Santos, os que tratam de currículo como Young e Silva e educadores matemáticos como D'Ambrosio; Walquerdine e Knijnik. |
Abstract: | This work had for objective to study as it comes occurring the implementation of Conteúdo Básico Comum (CBC) of Mathematics of Basic Education for a teacher which act in a Escolas-Referência. The research happened in a public school of the state, of the city of Juiz de Fora, that is part of the Escolas-Referência Project. For in such a way, a study of case by means of participant comment was carried through and content analysis, aiming at to identify as the methodology, the theoretical approach, the guidelines present that proposal teaching curriculum of CBC are new meanings in practice by Teacher of Mathematics of Basic Education are new meanings in the practical one for the Teacher of Mathematics of Basic Education. This work is just short documentary analysis and literature review on curriculum and Escolas-Referência Project and the methodology proposed for a field research. Comparisons between documents CBC and Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) for Mathematics for the elementary school that resulted in similarities as well as differences. Interviews conducted with all teachers of mathematics at the school searched showed the reflections that have in relation to the policy and the CBC for their work. The results of observations of classes were analyzed in line with the interviews the teacher searched on the basis CBC and the guidelines of the PCN, both of mathematics for (5th and 8th series). These analysis indicated that, at times, she used up activities in the document, which has formed part of their practice, which hindered dissociate which was caused by the identification of the CBC. The expectation is that the results can generate subsidies for new reaches more depth on 10 policy curriculum. The analysis of the data gave up in the light of the guidelines of the qualitative research, with the references authors who deal with the PCN as Teixeira; Moreira and Santos, dealing with curriculum as Young and Silva educators and mathematicians as D'Ambrosio; Walquerdine and Knijnik. |
Palavras-chave: | Ensino de matemática Currículo Escolas-referência Education of mathematics Curriculum Escolas-referência |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2921 |
Data do documento: | 8-Mai-2008 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação (Dissertações) |
Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.