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Tipo: Dissertação
Título: Os tipos de achar e parecer na fala mineira
Autor(es): Frascaroli, Alice Queiroz
Primeiro Orientador: Dias, Nilza Barrozo
Membro da banca: Vieira, Amitza Torres
Membro da banca: Souza, Cláudia Nívia Roncarati de
Membro da banca: Silveira, Sonia Bittencourt
Resumo: Este trabalho tem a finalidade de averiguar o processo de gramaticalização pelo qual os verbos achar e parecer passam no português falado, na comunidade de Conceição de Ibitipoca, Minas Gerais. Utilizaremos as propostas de Galvão (1999) e Gonçalves (2003) aplicadas às amostras de fala carioca. Galvão (1999) investigou a trajetória do verbo achar, que funciona como organizador de predicação (achar1), passa a funcionar como um verbo performativo-modalizador, marcador de apreciação (achar2) e como um verbo modalizador epistêmico que marca palpite (achar3) até funcionar de maneira semelhante a um advérbio, aparecendo fora da estrutura sentencial (achar4). Gonçalves (2003) analisou o verbo parecer, em que fica comprovado que parecer, que pertencia à categoria dos verbos organizadores de predicação (parecer1), passa a ter função de verbo suporte (parecer2) e a pertencer à classe dos verbos de atitude proposicional (parecer3), adquirindo até mesmo funções de satélite atitudinal, de caráter de um advérbio (parecer 4,5). Todo este processo de mudança ocorre de maneira gradual. A investigação mostra que os dados de fala mineira não apresentam todas as etapas encontradas na fala carioca. Para mostrar a gramaticalização dos verbos, submetemos as amostras às análises qualitativa e quantitativa (parte do programa GoldVarb) para garantir que as ocorrências sejam analisadas de forma coerente e sistemática. Os dados coletados em Conceição de Ibitipoca, Minas Gerais, fazem parte do banco de dados de Resende (2006).
Abstract: This paper had as its aims at verify the grammaticalization process which the verbs achar (to think) and parecer (to seem) go through in spoken Brazilian Portuguese in Conceição do Ibitipoca in the state of Minas Gerais. The proposals by Galvão (1999) and Gonçalves (2003) applied to the samples of spoken discourse of Rio de Janeiro city were used. Galvão (1999) investigated the path of the verb achar, which functions as a full-verb class (achar1), as a performative-modal verb, appreciation marker (achar2), and as an epistemic modal verb that marks a hunch (achar3), finally functioning similarly to an adverb, appearing outside the sentence structure (achar4). Gonçalves (2003) analyzed the verb parecer and proved that this verb, identified as a full-verb class (parecer1), becomes a support verb (parecer2), comes to belong to propositional attitude verbs class (parecer3), and claims the functions of attitudinal satellites, with adverbial characteristics (parecer 4,5). All this process of change occurs gradually. An investigation showed that data from the Minas Gerais spoken discourse do not present all the steps found in the Rio de Janeiro discourse. In order to show the grammaticalization of the verbs, we submitted the samples to qualitative and quantitative analyses (part of the GoldVarb program) to make sure that the occurrences were analyzed coherently and systematically. The data in Conceição do Ibitipoca, Minas Gerais, are part of Resende’s database (2006).
Palavras-chave: Gramaticalização
Evidencialidade
Modalidade epistêmica
Grammaticalization
Evidentiality
Epistemic modality
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Letras
Programa: Programa de Pós-graduação em Letras: Linguística
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2852
Data do documento: 2008
Aparece nas coleções:Mestrado em Linguística (Dissertações)



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