https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2812
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
yaracristinaalvim.pdf | 656.08 kB | Adobe PDF | View/Open |
Type: | Dissertação |
Title: | O livro didático na batalha de idéias: vozes e saber histórico no processo de avaliação do PNLD |
Author: | Alvim, Yara Cristina |
First Advisor: | Miranda, Sonia Regina |
Referee Member: | Oliveira, Margarida Maria Dias de |
Referee Member: | Rodrigues, Rubens Luiz |
Resumo: | A presente dissertação tem por objetivo analisar o processo de avaliação de livros didáticos de História do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) dos anos de 2005 e de 2008 a partir dos elementos que perpassam sua complexidade e especificidade no interior de um esforço de reflexão em torno do procedimento histórico e sua epistemologia. Tendo como foco investigativo o(s) olhar(es) dos avaliadores sobre as coleções didáticas, pretende-se compreender a ação destes sujeitos a partir de seus lugares profissionais, bem como de suas condições primárias enquanto historiadores que são e do contexto de suas ações, que se concretizam no interior de uma política pública. Levando-se em conta a pluralidade inerente ao campo epistemológico do conhecimento histórico e a identidade dos sujeitos avaliadores enquanto historiadores, procura-se investigar em que medida esta diversidade teórica demarca seus olhares sobre as coleções didáticas avaliadas. A investigação da trajetória profissional dos avaliadores constitui uma das trilhas metodológicas seguidas por este estudo, que visa, sobretudo, identificar os elos dos historiadores com os campos da História e do Ensino de História. Desta análise, sobrepôs-se como evidência a diversidade de elos formativos e profissionais dos avaliadores no interior do campo da História, o que contribui para compreender, com maior clareza, a diversidade de olhares sobre as coleções didáticas, identificadas tanto nas resenhas dos Guias de Livros Didáticos do PNLD/2005 e do PNLD/2008, quanto em suas análises individuais sobre as coleções didáticas. A análise individual dos avaliadores se concretizou a partir da aproximação às fichas avaliativas de ambos os processos de avaliação. Trata-se de outro importante passo metodológico, na medida em que a análise comparativa destes documentos revelou olhares plurais e, muitas vezes divergentes, no interior de um mesmo processo de avaliação e entre os dois processos consecutivos. Revelou, sobretudo, diálogos estabelecidos entre os diferentes olhares, os quais foram demarcados por disputas argumentativas. O percurso teórico e metodológico seguido nesta dissertação evidencia a dimensão acadêmica do processo de avaliação de livros didáticos de História no interior do Programa Nacional do Livro Didático. O resultado desta pesquisa possibilita, portanto, compreender a avaliação como exercício de produção 7 do conhecimento histórico, em que disputas narrativas e pontos de vista históricos diversificados se sobrepõem e delineiam a avaliação dos livros didáticos de História. |
Abstract: | The aim of the present dissertation is to analyze the evaluation process of the History didactic books that participated in the National Program of Didactic Books (PNLD) in the years of 2005 and 2008, based on the elements that pervade its complexity and specificity and within an effort to reflect on the historiographic procedure and its epistemology. Taking as its investigative focus evaluators’ views on the didactic collections, I intend to understand these subjects’ actions from the point of view of their professional positions, as well as of their primary condition as historians and of the context of their actions, which are implemented within the scope of a public policy. Considering the inherent plurality of the epistemological field of historical knowledge and the evaluators’ identities as historians, I aim to investigate to what extent this theoretical diversity marks their perspectives on the evaluated didactic collections. The investigation of the professional trajectories of evaluators constitutes one of the methodological tracks followed by this study, which intends mainly to identify historians’ links to the fields of History and History teaching. This analysis brought to the fore the evident diversity of formative and professional links maintained by the evaluators within the field of History, which makes possible to understand more clearly the diversity of views on the didactic collections, a diversity that can be identified in their reviews of the Guides to Didactic Books of PNLD/2005 and PNLD/2008, as well as on their individual analyses of didactic collections. The individual analysis of evaluators was developed through a close look on the evaluative files of both evaluation processes. This is another important methodological step, since the comparative analysis of these documents revealed plural and often divergent perspectives within and between the two sequential evaluation processes. It revealed especially the dialogues maintained between the different viewpoints, which were marked by argumentative disputes. The theoretical and methodological path followed in this dissertation makes evident the academic dimension of the evaluation process of didactic History books within the National Program of Didactic Books. The results of this research make possible, therefore, to understand the evaluation as an exercise in the production of historical knowledge, in 9 which the narrative disputes and diversified historical points of view overlap and delineate the evaluation of History didactic books. |
Keywords: | Programa nacional do livro didático Avaliação Livro didático de história Programa nacional do livro didático Evaluation History didactic books |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | Faculdade de Educação |
Program: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Access Type: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2812 |
Issue Date: | 26-Feb-2010 |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação (Dissertações) |
Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.