https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2804
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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carloseduardodemartinsilva.pdf | 1.28 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Dissertação |
Título : | O jogo digital como elemento de apoio ao resgate e à valorização do conteúdo cultural regionalizado |
Autor(es): | Silva, Carlos Eduardo de Martin |
Orientador: | Pernisa Júnior, Carlos |
Miembros Examinadores: | Alvarenga, Nilson Assunção |
Miembros Examinadores: | Alves, Lynn Rosalina Gama |
Resumo: | As alterações provocadas pelas tecnologias da comunicação estimulam o desenvolvimento de novas linguagens, como a dos jogos, que procuram dar conta desta multiplicidade de estímulos e significações e favorecer o acesso sob novos formatos. O sujeito agora é parte modificadora da experiência, enquanto constrói o conhecimento. A forma peculiar com que o jogo digital permite tratar os contextos faz com que estes sejam valorizados por um público novo, carente de intervenções diferenciadas. Favorece também o processo, apresentado por Alves, de ressignificação, com o participante reconhecendo o conteúdo e tomando-o para si. Para melhor entender tal processo, é fundamental aproximar-se do trabalho de Huizinga, na identificação das diversas expressões do jogo, e também de Winnicott e Luz, na ampliação do entendimento a respeito do espaço fértil que se estabelece a partir das relações que se tem com e a partir do jogo. Já Murray e Turkle vão tratar de aspectos relacionados à imersão e à interatividade. Assim, o jogo pode atuar significativamente no resgate de questões culturais regionalizadas, com seu acesso mais democratizado e tendo sua distribuição facilitada por meio das atuais redes que se expandem a cada dia. |
Resumen : | The changes brought about by communication technologies estimulates the development of new languages, such as games, that attempt to account for this multiple incentives and meanings, and facilitate the access through new formats. Now, the spectator modifies the experience and builds knowledge at the same time. The digital game allows us to treat the contexts in a peculiar way. That incites a valorization of this contexts by a new audience, devoid of unusual interventions. It also foments the process described by Alves as “redefinition”, when the participant recognizes the content and takes it for himself. To better understand this process, an approach of Huizinga’s work is essential, identifying the several expressions of the game. We also need to consider an increasing of understanding about the fertile space that is established from the relationships we have with and through the game, identified by Winnicott and Luz. Murray and Turkle deal with aspects of immersion and interactivity. Thus, the game can act significantly in the recovery of regionalized cultural issues, democratizing access to it and facilitating its distribution through existing networks that are expanding every day. |
Palabras clave : | Comunicação Jogo Resgate cultural Communication Game Cultural recovery |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Comunicação Social |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Comunicação |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2804 |
Fecha de publicación : | 18-may-2009 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Comunicação (Dissertações) |
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