Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2710
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
izaurareginaazevedorocha.pdf810.38 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: Crítica, romance e gênero: uma perspectiva convergente da obra de Lucia Miguel Pereira
Author: Rocha, Izaura Regina Azevedo
First Advisor: Almeida, Márcia de
Referee Member: Ribeiro, Gilvan Procópio
Referee Member: Gotlib, Nádia Battella
Referee Member: Pereira, Prisca Agustoni de Almeida
Referee Member: Nogueira, Nícea Helena de Almeida
Resumo: Esta dissertação focaliza a produção da romancista, crítica literária e historiadora da literatura brasileira Lucia Miguel Pereira pelo duplo ponto de vista da teoria literária e da crítica feminista. A interseção dessas duas disciplinas se faz necessária para compreender a aparente fratura entre a obra ficcional e a de crítica literária da autora. Partindo da constatação de que uma preocupação com a condição feminina na primeira metade do século XX perpassa inegavelmente o conjunto dos quatro únicos romances de Lucia, enquanto sua produção crítica se revela quase indiferente ao desprestígio da autoria feminina no cânone da literatura brasileira, procura-se investigar caminhos de convergência entre as duas vertentes dessa produção aparentemente contraditória. Numa perspectiva metacrítica, o trabalho mapeia o pensamento da autora sobre o exercício da crítica literária e da criação ficcional e estabelece seu sistema e método de abordagem da literatura. A categoria do romance, como gênero literário de particular interesse nos estudos de Lucia, desponta como chave para percepção da unidade da obra da autora, na medida em que é por ela compreendido como campo de experimentação sobre a existência. No processo, a pesquisa acompanha o amadurecimento intelectual de Lucia Miguel Pereira rumo à sistematização de suas formulações teóricas sobre o romance e revê o lugar dessa intelectual pioneira na história da crítica e da literatura brasileiras.
Abstract: This dissertation focuses on the production of the novelist, literary critic and historian of Brazilian literature Lucia Miguel Pereira by the dual perspective of literary theory and feminist criticism. The intersection of these two disciplines is needed to understand the apparent rift between the author‘s fictional work and literary criticism. Based on the observation that a preoccupation with the female condition in the first half of the twentieth century undeniably pervades the whole of her four novels, while her critical output reveals to be almost indifferent to the discredit of female authorship in the canon of Brazilian literature, seeks to investigate ways of increasing convergence between two seemingly contradictory aspects of this production. In a metacritique perspective, the work maps the author's thinking on the exercise of literary criticism and the fictional creation and sets her system and approach to the literature. The category of the novel as a literary genre of particular interest in Lucia‘s studies emerges as key to understand the unity of her work, insofar as it is understood as a field of experimentation on life. In the process, the research followed the intellectual maturation of Lucia Miguel Pereira towards the systematization of her theoretical formulations about the novel and review the place of this intellectual pioneer in the history of Brazilian literature and criticism.
Keywords: Crítica feminista
Teoria do romance
Crítica literária
Lucia Miguel Pereira
Feminist criticism
Theory of the nove
Literary criticism
Lucia Miguel Pereira
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Letras
Program: Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos Literários
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2710
Issue Date: 23-Jun-2010
Appears in Collections:Mestrado em Letras - Estudos Literários (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.