Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2696
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
wendelldefreitasamaral.pdf2.85 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Dissertação
Título : Implicações do olhar moderno na obra de Marcelo Gama
Autor(es): Amaral, Wendell de Freitas
Orientador: Silva, Teresinha Vânia Zimbrão da
Miembros Examinadores: Ribeiro, Gilvan Procópio
Miembros Examinadores: Pires, Anderson
Resumo: Partindo da observação de alguns estudos sobre a obra do poeta Marcelo Gama, percebe-se que sua recepção crítica tem sido variada, desde o lançamento de seu livro de poemas Via Sacra (1902). Em estudos mais recentes, a crítica aponta para a valorização de um estilo de rara manifestação na poesia do período que antecede ao Modernismo, e visível na obra de Marcelo Gama, o qual conjuga o coloquialismo, o humor e a crítica-social, denominado “coloquial-irônico”. O objetivo deste estudo é demonstrar as especificidades da obra do autor gaúcho que permitem avaliar este estilo. Considerado escritor simbolista, Marcelo Gama merece ser estudado como um dissidente, pois extrapola em sua poética as regras e convenções comuns no seu contexto de produção. Vadiando pela rua como flâneur, na observação crítica do cotidiano, utilizando-se de temas prosaicos e de um universo semântico marcado pelo coloquialismo e pela auto-ironia, o poeta aproxima-se do espírito consciente dos modernistas a favor da liberdade de criação e da negação da linguagem retórica. Observa-se com este estudo a proximidade deste olhar poético com o de mestres da ironia e da observação do cotidiano urbano, como Drummond e Murilo Mendes, possibilitando considerar parte de sua obra como de transição para o Modernismo.
Resumen : Considering some researches about Marcelo Gama’s work, we can note that its criticism reception has been varied, since the publication of his book of poems Via Sacra (1902). On recent researches, the criticism emphasizes an unusual stile on the poetry before Modernism, and clear on Marcelo Gama’s work, that joins the colloquialism, the humor and the social criticism, called “ironic colloquialism”. This study intends to show the specificity of his work that allows to analyze this stile. Considered as a symbolist writer, Marcelo Gama is worthy of being studied as a dissident, because he exceeds the common rules and conventions of the production context. Wasting time on the streets as a flâneur, in a critic examination of the everyday life, using prosaic subjects and a semantic universe characterized by the colloquialism and the self-irony, this poet approaches to the conscious spirit of the modernists for the freedom of creation and the denial of the rhetoric language. This research analyzes the approach of this poetic point of view to the masters of irony and examination of the everyday urban life, like as Drummond and Murilo Mendes, considering part of his work as a transition to Modernism.
Palabras clave : Marcelo Gama
Pré-modernismo
Poesia
Marcelo Gama
Pre modernism
Poetry
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Letras
Programa: Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos Literários
Clase de Acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2696
Fecha de publicación : 20-may-2010
Aparece en las colecciones: Mestrado em Letras - Estudos Literários (Dissertações)



Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.