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Tipo: Dissertação
Título: Senha do mundo – narrativas de jovens em experiências de acesso à cultura
Autor(es): Dutra, Antônio Carlos Siqueira
Primeiro Orientador: Miranda, Sonia Regina
Membro da banca: Lemgruber, Márcio Silveira
Membro da banca: Ribeiro, José Luiz
Membro da banca: Sales, Júlia
Resumo: A dissertação ―Senha do Mundo, narrativas de jovens em experiência de acesso à cultura‖ é um trabalho que transpõe tempos distintos na relação de ação e reflexão nas fronteiras que vinculam os territórios da Educação e da Cultura. Trata-se, por um lado, de uma pesquisa que nasceu como dissertação, do meu olhar contemporâneo - na condição de gestor de uma Secretaria Municipal de Cultura - e que desse lugar vem pensando os efeitos possíveis, sobre os sujeitos em seus percursos escolares, de políticas públicas que garantam ao cidadão o direito de acesso à Cultura em suas múltiplas dimensões. Paralelamente, é um trabalho que evoca uma densa experiência processada num tempo passado, bem como as narrativas dela constituídas tomando-se por base os processos de significação elaborados em função da vivência compartilhada por um grupo de jovens que, pela relação com a cultura, encontraram uma possibilidade de redefinição dos rumos da própria vida e passaram a trilhar um caminho de sucesso escolar e profissional, rompendo um círculo vicioso de pobreza e exclusão que marcava suas vidas. A questão central de investigação pode ser assim descrita: quais as percepções que os sujeitos participantes de uma experiência singular com a produção cultural no interior do espaço escolar possuem, hoje, sobre a vivência do direito à cultura e de que modo essa percepção manifesta-se em suas narrativas individuais e grupais? Para tanto, buscou-se criar condições que permitissem a emergência das narrativas de sete jovens participantes de um projeto de arte e cultura, no contraturno escolar ao longo dos anos de 1995 a 2005, em uma escola de periferia urbana de Juiz de Fora. A opção metodológica que gerou o desenvolvimento da pesquisa pautou-se na busca da construção de dispositivos disparadores de lembranças eleitos no processo de pesquisa. Esses objetos menemônicos escolhidos trazem também, as minhas narrativas e reinterpretações sobre o vivido, tendo como foco a mobilização de diferentes linguagens advindas de diferentes suportes culturais, de modo coerente com aquilo que pautou a vivência de uma escola que dialogava sistemicamente com dimensões múltiplas da cultura. Cartas, videoclipe com 135 fotos da trajetória do grupo além de um grupo focal, assumem a função desses disparadores e são capazes de desacomodar as camadas de memórias no indivíduo. Para interpretar as narrativas foram incorporados os conceitos de Ecléa Bosi sobre memória dos cidadãos ligados às classes trabalhadoras; direito a cultura através das propostas e estudos de Marilena Chauí; as idéias sobre narrativas de Michel Conelly e Jean Clandinin, além do pensamento estruturado de Michel de Certeau em torno do conceito cultura no plural. Como elo de ligação entre o tempo do passado, na experiência do vivido, e o tempo presente, como um momento de reinterpretação e ressignificação optei por, ao longo do texto, utilizar a poesia de Carlos Drummond de Andrade como uma metanarrativa articuladora de tempos, intérprete da experiência e produtora de sentidos sensíveis para o leitor. Essa escolha se justifica pela história do grupo e a relação que guarda com as palavras tratadas com beleza pelo poeta e por dialogarem diretamente com nossas narrativas.
Abstract: The dissertation entitled ―Password to the World, youth narrative in their experience towards culture access‖ goes back in time in its relationship with action and reflection on the threshold between Education and Culture. This is a Master´s Degree Dissertation which conveys a contemporary view from the management of the Municipal Secretariat of Culture of Juiz de Fora, considering the possible effects of public policies which warrant the access to culture in its multiple dimensions. It is also a work which evokes deep past experiences, as well as their resulting narratives. The meaning-construction processes resulting from the experience of a group of youths is taken as the very basis of this work due to their relationship with culture, which allowed the students to realign their pathway towards both successful school and professional life, breaking away from the vicious circle of poverty and social exclusion which underpinned their lives. The key issue being investigated can be put as follows: how do the students experiencing a unique opportunity of cultural production within the school context perceive their right to culture and how does this reflect on their individual and group narratives? In order to answer these questions, conditions were offered so that these narratives were produced by seven youths taking part in an art and culture-based project in an urban municipal school of Juiz de Fora between 1995 and 2005. As for the methodology, devices were selected during research in order to evoke their memories. These mnemonic devices also brought back my memories and reinterpretations of those experiences, focusing on the mobilization of different languages resulting from different cultural frameworks, consistent with what featured the experience of a school which effectively communicated across multiple cultural dimensions. Letters and a video clip with 135 photos of the group´s trajectory apart from a focus group worked as triggers and were capable of mixing the individual´s memory layers. In order to interpret the narratives, Ecléa Bosi´s concepts on the memory of working class citizens were used, as well as Marilena Chauí´s studies on the right to culture, Michel Conelly´s and Jean Clandinin´s ideas on narratives and Michel de Certeau´s structured thinking on the concept of culture in the plural. Working as a binding element between the experienced past and the living present as a moment of reinterpretation and resignificance, the poem by Carlos Drummond de Andrade was chosen as a metanarrative which framed time, interpreting experience and producing meaningful messages to the reader. This choice can be explained by the group´s history and its relationship with the words which were so beautifully used by the poet and interacted so closely with our narratives.
Palavras-chave: Teatro
Cultura escolar
Memória e narrativa
Direito à cultura
Theatre
School culture
Memory and narrative
Right to culture
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2690
Data do documento: 31-Ago-2010
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação (Dissertações)



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