Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2677
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
cristiarosineirigoncalveslopescorrea.pdf591.11 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Dissertação
Título : A dimensão do ideal nas dificuldades de aprendizagem
Autor(es): Correa, Cristia Rosineiri Gonçalves Lopes
Orientador: Fontes, Ana Maria Moraes
Miembros Examinadores: Pisetta, Maria Angélica Augusto de Mello
Miembros Examinadores: Clareto, Sônia Maria
Resumo: A presente dissertação tem como proposta investigar no campo de interlocução entre Psicanálise e Educação a problemática das dificuldades de aprendizagem. Partimos da pergunta: “nos quadros de dificuldades de aprendizagem trata-se de um Outro que não sabe, ou um Outro que sabe demais”? O nosso caminho para responder a essa questão partirá da verificação lógica da sugestão de Lacan (1967): a segregação do real pelo Ideal. Com esse percurso, pretendemos avançar nesse ponto da segregação que a dimensão do Ideal coloca em jogo. Subsequentemente, visaremos a uma interlocução entre a abordagem psicanalítica e a teoria piagetiana das aprendizagens, discutindo a noção do egocentrismo infantil reivindicado por Piaget. Também, visaremos posteriormente uma interlocução com uma abordagem crítica das políticas públicas educacionais que denuncia uma forte dimensão idealizante no fundamento dessas políticas. Tal interlocução se dará no sentido de verificar se essa visada é a mesma da visada psicanalítica, avançando um pouquinho mais nesse tema. O passo seguinte será a investigação detida das dificuldades de aprendizagem na psicanálise a partir da abordagem da inibição neurótica da qual a inibição na aprendizagem faz parte, à luz da tragédia “Hamlet”, de Shakespeare, onde podemos encontrar a inibição de Hamlet intimamente articulada com um Outro que sabe demais. Trabalharemos com a hipótese de uma dimensão excessivamente idealizante no cerne de quadros de séria inibição na aprendizagem. Dimensão de um saber idealizado demais que obstrui o ato de aprender. É justamente essa hipótese que será investigada.
Resumen : This dissertation aims at investigating learning difficulties at the intersection of Psychoanalysis and Education. We begin with the following question: “Learning difficulties pictures: the Other does not knowledge or knowledge too much”? To deal with this question we will begin with the logical verification for Lacan’s suggestion (1967) about the segregation of the real order comprised by Ideal dimension. With this approach, we aim at advancing in this segregation notion introduced by the Ideal. Subsequently, we will be concerned with the conversation between psychoanalysis and Piaget’s theory about learning, discussing child’s egocentrism claimed by this researcher. After, we will also be concerned with the conversation with a critical approach of educational public policies denounces a strong Ideal dimension in the core of these policies. Such a conversation will take place in the sense of verifying whether this reading and psychoanalytical one are the same, advancing a bit more, in this theme. The following step will be the learning difficulties detailed investigation from the neurotic inhibition approach from which the learning inhibition takes part, on the lights from Shakespeare’s Hamlet, where we can find the Hamlet’s inhibition closely related to an Other that kowledges too much. We will be concerned with the excessively idealized dimension hypothesis in the core of the learning difficulties pictures. Dimension which comprises an idealized knowledge that prevents the act of learning. It is justly this hypothesis which will be investigated.
Palabras clave : Dificuldades de aprendizagem
Castração
Saber
Inibição
Ato
Learning difficulties
Castration
Knowledge
Inhibition
Act
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2677
Fecha de publicación : 17-ago-2011
Aparece en las colecciones: Mestrado em Educação (Dissertações)



Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.