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dc.contributor.advisor1Teixeira, Beatriz de Basto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707321Y6pt_BR
dc.contributor.referee1Sarmento, Diva Chaves-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780067Z6pt_BR
dc.contributor.referee2Sales, Shirlei Rezende-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760343D8pt_BR
dc.creatorLima, Lilian Aparecida-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4256109J5pt_BR
dc.date.accessioned2016-10-04T13:47:28Z-
dc.date.available2016-09-14-
dc.date.available2016-10-04T13:47:28Z-
dc.date.issued2011-04-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2675-
dc.description.abstractThis master's research aimed to ascertain what were the changes in the curriculum of the Municipal School of Juiz de Fora to meet the new format of elementary schools - especially for the first year of this education level - in agreement with that established by the Law No. 11.274/2006, which widens to nine years in duration and mandate the enrollment of students at six years old. To this end, we sought to better know this policy, both nationally and at state and municipal levels. Found it necessary also to understand and analyze the concepts of childhood curriculum and present the official documents of educational policy in three areas. Intended to structure the present situation, based on the research findings, to assess the effects of policy in the proposed curriculum of the educational system from Juiz de Fora, in response to the initial research question. The research methodology used was content analysis of a corpus of official documents (federal, state and local) related to this policy, semi-structured interviews (with managers and teachers involved in the process) and field notes (achieved through observations in local municipal schools), which were sought relations of continuity and complementarity between the proposed curriculum of an educational setting. All work was supervised by survey and literature review in the areas of Educational Policy, Elementary Education and Curriculum for nine years. Data demonstrated commitment by the reorganization of the Municipal Elementary School. Realized the attempt of a collective work, democratic and reflective. The results demonstrated consonances and reinterpretations of the proposed city with the national guidelines and state and vice versa, without the idea of hierarchy, since they influence the political contexts, always pointing to the successive hybridization processes through which a policy, modifying it and producing new meanings and new possibilities for her.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa de mestrado teve por objetivo averiguar quais foram as adaptações na proposta curricular da Rede Municipal de Ensino de Juiz de Fora para atendimento do novo formato de Ensino Fundamental – especialmente para o primeiro ano desse nível de ensino –, em concordância com o estabelecido pela Lei nº 11.274/2006, que o amplia para nove anos de duração e torna obrigatória a matrícula dos alunos aos seis anos de idade. Para tanto, buscou conhecer melhor essa política, tanto no âmbito nacional quanto no estadual e no municipal. Julgou necessário também compreender e analisar os conceitos de currículo e infância presentes nos documentos oficiais da política nos três âmbitos educacionais. Pretendeu estruturar um panorama da situação, com base nos achados da pesquisa, para analisar os efeitos dessa política na proposta curricular do sistema educacional juizforano, em resposta à questão inicial da investigação. A metodologia de pesquisa utilizada foi a análise de conteúdo de um corpus constituído por documentos oficiais (federais, estaduais e municipais) relativos a essa política, entrevistas semi-estruturadas (com gestores e professores envolvidos no processo) e anotações de campo (conseguidas através de observações em escolas municipais da cidade), no qual foram buscadas relações de continuidade e complementação entre as propostas curriculares dos âmbitos educacionais. Todo o trabalho foi acompanhado por levantamento e revisão bibliográfica nas áreas de Políticas Educacionais, Ensino Fundamental de nove anos e Currículo. Os dados encontrados demonstraram empenho por parte da Rede Municipal na reorganização do Ensino Fundamental. Percebeu-se a tentativa de um trabalho coletivo, democrático e reflexivo. Os resultados demonstraram reinterpretações e consonâncias da proposta municipal com as orientações nacionais e estaduais e vice-versa, sem a ideia de hierarquias, uma vez que os contextos políticos se influenciam, sempre, apontando os sucessivos processos de hibridação pelos quais passa uma política, modificando-a e produzindo novos sentidos e novas possibilidades para ela.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino fundamental de nove anospt_BR
dc.subjectPolítica pública educacionalpt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectElementary education of nine yearspt_BR
dc.subjectEducation public policypt_BR
dc.subjectCurriculumpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleEnsino fundamental de nove anos: repercussões da Lei nº 11.274/2006 na proposta curricular da rede municipal de ensino de Juiz de Forapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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