https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2673
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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elvishannrodrigues.pdf | 2.07 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | Entre as raças e o território: os projetos de nação na história do Brasil de João Ribeiro |
Autor(es): | Rodrigues, Elvis Hahn |
Primeiro Orientador: | Rocha, Marlos Bessa Mendes da |
Membro da banca: | Barata, Alexandre Mansur |
Membro da banca: | Carvalho, Rosana Areal de |
Membro da banca: | Cunha Junior, Carlos Fernando Ferreira da |
Resumo: | A presente dissertação de mestrado tem como tema central o manual escolar História do Brasil, de João Ribeiro. A referida obra foi publicada primeiramente em 1900, destinada aos alunos do Colégio Pedro II. Em 1901, a obra foi dividida em duas versões: a primeira destinada às escolas primárias, e a segunda, destinada aos alunos do ensino científico e das Escolas Normais. Em função do caráter modelar que o Colégio Pedro II tinha em relação aos seus congêneres estaduais, a obra de João Ribeiro tornou-se das mais proeminentes em seu tempo, sendo bastante difundida entre essas escolas. A problemática desenvolvida é a questão da nacionalidade manifesta na obra, a partir dos conceitos de raça e território, articulados em nosso estudo como os pilares da construção da nacionalidade brasileira. Assim, nosso objetivo central é investigar os projetos de nação expressos na obra, isto é, sua formulação sobre a nacionalidade brasileira, e como essa representação é registro de um tempo histórico das ideias, localizado entre o período final da monarquia e o início da Primeira República. A partir dos conceitos de espaço, de experiência e horizonte de expectativa, investigamos na ideia de raça e território, a construção da nacionalidade brasileira expresso em a História do Brasil. Deste modo, compreendemos a obra como expressão dos debates intelectuais de seu tempo, bem como uma interlocutora ativa, que marca a historiografia de sua época, tornandose um contraponto à historiografia inaugurada por Varnhagen, na segunda metade do século XIX. Nosso trabalho aponta duas questões sobre o tempo histórico da obra: o primeiro está expresso pela aceitação das teses racialistas, embora não exclusivamente, como modelos explicativos para o atraso da sociedade brasileira diante do Ocidente civilizado e; a segunda na dimensão moral constituída na raça decaída, a mameluca, expressão da raça nacional brasileira. Dentro da obra, essas duas questões estão subjacentes a um território ocupado ao longo de quatrocentos anos, que garantiria o direito histórico à nação brasileira sobre o território que ocupa. Diante de tal estado social e moral, o horizonte de expectativa apontado por João Ribeiro para aquilo que seria a nação brasileira a longo prazo é de um novo momento de miscigenação da raça mameluca aqui constituída com as novas levas de imigrantes europeus, recorrente no período. Esse movimento regeneraria biologicamente a raça brasileira que, ao mesmo tempo, seria remodelada, através da instrução pública, para a vida civil e política republicana. |
Abstract: | This final paper is focused on the textbook História do Brasil written by João Ribeiro. This work was first published in 1900, aimed at students of the Colégio Pedro II. In 1901 his work was divided into two versions: one for primary schools, and the second for students in science and Regular Schools. Depending on the model that the Colégio Pedro II had in relation to their state counterparts, the work of João Ribeiro became the most prominent in his time and was widespread among these schools. The problem developed in his work is the question of nationality, based on the concepts of race and territory, placed in my study, as the cornerstones of the Brazilian nationality. Thus, my main objective is to investigate the project of nation expressed in the book, his formulation on the Brazilian nationality, and how that representation is a long record of historical ideas, located between the last period of the monarchy and the beginning of the First Republic. Through the concepts of space experience and horizon of expectation, I have made a research based on the idea of race and religion – the construction of Brazilian nationality expressed in the History of Brazil. Through this study we can understand João Ribeiro‘s work as an expression of the intellectual debates of his time and as an active speech, which marks the historiography of his epoch, becoming a counterpoint against the history inaugurated by Varnhagen in the second half of the nineteenth century. This paper shows that the historical time in this work is expressed by the acceptance of racialist theories, although not exclusively, as explanatory models for the backwardness of Brazilian society in the face of the civilized West. The other reason is the moral dimension that consists in the fallen race, the Mameluke, the expression of Brazilian national race. Within the book these two dimensions are underlying to the occupied territory for over four hundred years, which would ensure the historic right to the Brazilian nation over the territory it occupies. Faced with such social and moral state, the horizon of expectations pointed by João Ribeiro to what would be the Brazilian nation in the long term, is a new moment of racial admixture between the Mameluke race with the new waves of European immigrants, what frequently happened in the period. This movement would regenerate biologically the Brazilian race, and at the same time, it would be refurbished through public education, for the civil and political life at the Republican regime. |
Palavras-chave: | Manuais escolares de história Nação brasileira João Ribeiro History textbooks Brazilian nation João Ribeiro |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2673 |
Data do documento: | 1-Abr-2011 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação (Dissertações) |
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