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Clase: Dissertação
Título : Doce ou atroz, manso ou feroz: os currículos realizados/inventados na relação com a(s) diferença(s) no cotidiano escolar
Autor(es): Romualdo, Anderson dos Santos
Orientador: Marques, Luciana Pacheco
Miembros Examinadores: Valle, Maria Teresa Esteban do
Miembros Examinadores: Silva, Léa Stahlschmidt Pinto
Resumo: A partir da compreensão do efêmero, das incertezas e da complexidade é que construí a presente dissertação. É fruto de minhas indagações perante a escola e à(s) diferença(s) dos(as) educandos(as). Pretendi, então, mergulhar no cotidiano escolar (re)visitando as práticas pedagógicas materializadas nos currículos realizados/inventados problematizando as diversas formas de serestarparecer dos sujeitos. A pesquisa com o cotidiano de base epistemológica da complexidade muito me ajudou a compreender as ondulações, as intempéries, as calmarias vividas/sentidas... O período Atual me permite tal compreensão na medida em que navega sobre o caos/ordem, certezas/incertezas rumo a um processo de diálogo com as diversas culturas. ―Navegar é preciso‖, diz Fernando Pessoa. Tal viagem não se fez sozinha e desacompanhada, pelo contrário, muitos foram os sujeitos e os diálogos que transitaram durante as observações nas salas de aula e dos encontros que realizei com as professoras. Tive como locus os espaçostempos da Escola Estadual São Vicente de Paulo (Juiz de Fora/MG) que mostrou o quão dinâmico e complexo é o seu processo de enfrentamento de situações com seus educandos(as). Assim, as palavras das professoras dos 5º anos do Ensino Fundamental foram peças essenciais de todo esse mergulho, na medida em que houve construções e desconstruções de pensamentos e práticas com as individualidadescoletividades que constituem os seus educandos(as) – sujeitos encarnados e praticantes. No diálogo com as professoras pudemos observar como os sujeitos se constroem/desconstroem com grande mobilidade; como os sujeitos são anulados/exaltados; como os sujeitos são estereotipados; enfim, como a(s) diferença(s) constituem os sujeitos. Para além de estabelecer um pensamento determinista, visualizamos que quando um currículo é ―carrancudo‖, a(s) identidade(s) são consideradas fixas e a(s) diferença(s) são negadas. Em contrapartida, quando um currículo é realizado/inventado, a(s) identidade(s) são consideradas móveis e a(s) diferença(s) são vividas. Portanto, essa pesquisa fez com que eu fosse caçacaçador de mim mesmo e das práticas pedagógicas com a(s) diferença(s).
Resumen : It was from the understanding of the ephemeral, the uncertainty and complexity that this dissertation was built. It is the result of my inquiries before the school and the difference(s) among students. I intended to dip in school life (re)visiting teaching practices embodied in the curricula made/invented various forms of questioning to be/seem/to be of the subjects. The survey of the everyday basic epistemological complexity much helped me understand the waves, storms, calms the lived/ experienced… The contemporary period allows such understanding as it navigates over the chaos/order, certainty/uncertainty towards a process of dialogue with different cultures. ―Sailing is needed‖, says Fernando Pessoa. This trip was not done by itself and without company, on the contrary, there were many subjects and conversations carried out during observations in classrooms and meetings with teachers. I had as a locus the spacestimes of the State School São Vicente de Paulo (Juiz de Fora/MG), which showed to me how dynamic and complex is its process of facing the situations with their students. Thus the words of the teachers of the 5th year of Elementary School were essential parts of this diving, as there were constructions and deconstructions of thoughts and practices that constitute individualitiescollectivities of their students – incarnated subjects and practitioners. Through the dialogue with the teachers we observed how subjects are constructed/deconstructed with high mobility; how subjects are canceled/exalted; how subjects are stereotyped; finally, how difference(s) constitute the subjects. In addition to establishing a deterministic thinking, we see that when the curriculum is strict, the identity(ies) are considered fixed and difference(s) are denied. In contrast, when a curriculum is made/invented, the identity(ies) are considered in their movements and difference(s) are experienced. Therefore, this research made me become hunter and hunted of myself and of pedagogical practices with the difference(s).
Palabras clave : Cotidiano
Currículo
Diferença
Everyday life
Curriculum
Difference
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2649
Fecha de publicación : 24-ago-2011
Aparece en las colecciones: Mestrado em Educação (Dissertações)



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