Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2582
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
marinademagalhaessouza.pdf3.73 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Tese
Title: Nova classe média em Juiz de Fora : estilo de vida, consumo e uso simbólico dos bens
Author: Souza, Marina de Magalhães
First Advisor: Silva, Elizabeth Murilho da
Referee Member: Castro, Ana Lúcia de
Referee Member: Mira, Maria Celeste
Referee Member: Dutra, Rogeria Campos de Almeida
Resumo: Esta pesquisa investiga o estilo de vida, os hábitos de consumo e uso simbólico dos bens de uma nova fatia média da sociedade brasileira, identificada como nova classe média, representando um universo de indivíduos que puderam ascender socialmente, através do aumento de capital econômico e cultural, no período de 2001 a 2014. A coleta de dados é do período de 2013 a 2015. Para isto traça a trajetória de vida, os momentos simbólicos e os marcadores da ascensão social, a partir da construção da autoimagem dos personagens, relatos, observação participativa e convivência com 11 famílias, da cidade de Juiz de Fora, estado de Minas Gerais. O estudo parte do pressuposto teórico de que os bens operam como marcadores sociais e constituem uma linguagem capaz de revelar e comunicar o estilo de vida destas famílias, apesar da diversidade de estilos contemporâneos. O consumo é, portanto, indicador e a parte aparente, visível da ascensão social, que trouxe uma série de mudanças no estilo de vida e na forma como estes atores lidam com esta nova realidade, no mercado de trabalho, na família, na escola e nas trocas com as outras classes.
Abstract: This research investigates the lifestyle, consumer habits and symbolic use of the goods of a new middle slice of Brazilian society identified as a new middle class, representing a universe of individuals who could ascend socially by increasing economic and cultural capital, from 2001 to 2014. Data collection is from 2013 to 2015. For this period traces the trajectory of life, symbolic moments and markers of social mobility, from the construction of self-image of the characters, stories, observation participatory and living with 11 families in the city of Juiz de Fora, Minas Gerais state. The study of the theoretical assumption that assets operate as social markers and constitute a language able to reveal and communicate the lifestyle of these families, despite the diversity of contemporary styles. Consumption is therefore indicator and visible part, visible from social mobility, which brought a lot of changes in lifestyle and in the way these actors deal with this new reality, the labor market, the family, school and in trade with the other classes.
Keywords: Nova classe média
Mobilidade social
Estilo de vida
Consumo
New middle class
Social mobility
Lifestyle
Consumption
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: ICH – Instituto de Ciências Humanas
Program: Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2582
Issue Date: 29-Apr-2016
Appears in Collections:Doutorado em Ciências Sociais (Teses)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.