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Type: Dissertação
Title: O telemarketing como formalidade precária
Author: Visser, Ricardo Gervasio Bastos
First Advisor: Souza, Jessé José Freire
Referee Member: Teixeira, Carlos Sávio Gomes
Referee Member: Magrone, Eduardo
Resumo: O presente trabalho tem como empreendimento a compreensão de como algumas mudanças recentes no modo de operação do capitalismo têm relação com novos constrangimentos no mundo do trabalho. Assim, a pesquisa realizada com atendentes de telemarketing tem como função uma apreensão empírico-teórica de como se constrói uma condição precária de existência. Por trabalho (formal) precário entendese um tipo de trabalho específico, pois dificulta a estruturação minimamente estável da existência social, apesar de se estabelecerem vínculos formais de emprego. Este é precisamente o sentido de um emprego como o telemarketing no qual a permanência de um atendente é, em geral, de curta duração. Por outro lado, nos últimos anos ocorre um processo de “democratização” escolar cujo sentido foi o aumento da população escolarizada em termos absolutos. Este processo teve como efeito a injeção de uma força de trabalho de capital escolar socialmente desvalorizado (ou seja, precariamente qualificada) no mercado de trabalho. Estes “jovens” recém saídos do ensino médio vivem sob a necessidade de lidar primeiramente com os constrangimentos e urgências do mundo do trabalho. Esta força de trabalho constitui parte de uma nova classe trabalhadora, mais precisamente em sua fração precarizada, ao qual denominamos de batalhadores.
Abstract: The present work aims to comprehend how the recent chances in capitalism affects and imposes new constrains to the world of labor. In order to have a precise perspective, the research on telemarketing was of special importance. Even if work relations are legal and formal, the singularity of telemarketing is that it constitutes a precarious social condition of existence. That is the meaning of the concept of precarious formal labor, which constrains the possibilities of a solid structuration of the social existence. In general, telemarketing is a job in which the worker „s permanence is very short. In the other way, there is, in the last years a process of school “democratization” which consequently increased the schooled population in absolute terms. This process injected a low qualified work force (that is, precariously qualified and with a socially devalued school capital) in the formal labor market, which in reality meant the constitution of precarious social condition. This occurs for the reason that this “young generation” lives under the need to deal, firstly, with the constrains and urgencies of the world of work. That‟s why they are part of a new working class denominated “Batalhadores”.
Keywords: Qualificação precária
Batalhadores
Telemarketing
Trabalho formal precário
Precarious qualification
Batalhadores
Telemarketing
Precarious formal labor
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: ICH – Instituto de Ciências Humanas
Program: Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2567
Issue Date: 23-Aug-2010
Appears in Collections:Mestrado em Ciências Sociais (Dissertações)



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