Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2540
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
isabellaguedesarcuri.pdf857.8 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Dissertação
Título : A sacralidade da arte na estética de Luigi Pareyson
Autor(es): Arcuri, Isabella Guedes
Orientador: Araújo, Paulo Afonso de
Miembros Examinadores: Gross, Eduardo
Miembros Examinadores: Ribeiro, Flávio Augusto Senra
Resumo: Esta pesquisa busca apresentar a possibilidade de compreensão da sacralidade da arte presente nas entrelinhas da estética do filósofo italiano Luigi Pareyson. A arte, nesta compreensão, é pensada em seu processo formativo, e entendida como resultante da espiritualidade do artista voltada às questões mais profundas de seu ser. O artista, ao formar sua obra, torna-se plenamente este fazer, de modo que sua arte não possui outro fim que não o de ser arte mesma. Ele interpreta a matéria, torna-se a materialidade da arte, se insere na obra como modo específico de formar, como estilo pessoal, autêntico, único e irrepetível. Obra e artista terminam por ser o mesmo, identificando-se na obra singular realizada em um específico tempo. Mas, como formação pessoal, a arte que diz da relação a si, diz também necessariamente da relação ao outro de si: a verdadeira obra de arte é sempre também abertura e resposta ao apelo do mistério que se deixa vislumbrar de modo sempre inexaurível. Neste sentido, para Pareyson, a arte, ou é sagrada, ou não é arte.
Resumen : Questa ricerca intende presentare la possibilità di comprensione della sacralità dell’arte presente tra le righe della estetica del filosofo italiano Luigi Pareyson. L’arte, in questa comprensione, è pensata nel suo processo formativo, e capita come esito della spiritualità del artista rivolta alle questione più profonde del suo essere. L’artista, nel formare la sua opera, diventa totalmente questo fare, in tale modo che la sua arte non possiede altro scopo che essere arte. Egli interpreta la materia, diventa la materialità dell’arte, si inserisce nell’opera come modo specifico di formare, come stile personale, autentico, unico e irripetibile. Opera e artista finiscono per essere lo stesso, identificandosi nell’opera singolare fatta in un tempo specifico. Ma essendo formazione personale, l’arte che dice della relazione a se, dice anche necessariamente della relazione all’altro di se: la vera opera d’arte é sempre anche apertura e risposta alla chiamata del mistero che si lascia intravedere nel modo sempre inesauribile. In questo senso, per Pareyson, l’arte o è sacra, oppure non è neanche arte.
Palabras clave : Pareyson
Arte
Sacralidade
Pareyson
Arte
Sacralità
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: ICH – Instituto de Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-graduação em Ciência da Religião
Clase de Acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2540
Fecha de publicación : 5-mar-2010
Aparece en las colecciones: Mestrado em Ciência da Religião (Dissertações)



Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.