https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2438
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
deyseaparecidaribas.pdf | 599.68 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | Teoria da mente e compreensão das emoções: um estudo comparativo com alunos do ensino fundamental |
Autor(es): | Ribas, Deyse Aparecida |
Primeiro Orientador: | Rodrigues, Marisa Cosenza |
Membro da banca: | Domingues, Simone Ferreira da Silva |
Membro da banca: | Silva, Nara Liana Pereira |
Resumo: | A teoria da mente, entendimento que as crianças elaboram acerca da mente, incluindo-se emoções, intenções, desejos e crenças, permite predizer o comportamento e formular o entendimento do mundo social. A compreensão das emoções, um dos aspectos constituintes da teoria da mente, também influencia o conhecimento sociocognitivo e parece estar intimamente ligada à trajetória de desenvolvimento social e ao ajustamento escolar. Tal constatação leva a indagar sobre como se daria a compreensão das emoções nas crianças que apresentam um tipo de comportamento diferenciado, como o comportamento agressivo. A presente pesquisa objetivou investigar a relação entre a teoria da mente – especificamente a compreensão das emoções – e o comportamento agressivo. Buscou-se compreender a relação entre compreensão das emoções e agressividade em crianças do ensino fundamental por meio da comparação entre as crianças que apresentam indicadores de comportamento agressivo e as que não apresentam tais indicadores. Participaram do estudo 115 crianças de ambos os sexos, alunos do primeiro ano do ensino fundamental de duas escolas da rede municipal de ensino da cidade de Juiz de Fora. Desta amostra inicial, selecionou-se um subgrupo de 60 crianças – 30 alunos identificados como socialmente competentes e 30 alunos com indícios de comportamento agressivo, assim identificados por seus professores por meio da Escala de Percepção por Professores dos Comportamentos Agressivos de Criança na Escola. As crianças de ambos os grupos foram avaliadas quanto ao desenvolvimento da teoria da mente, pela Escala de Tarefas em Teoria da Mente, e quanto à compreensão das emoções por meio do Teste de Inteligência Emocional para Crianças. Os resultados obtidos evidenciam uma relação entre teoria da mente e desenvolvimento social e indicam a influência da habilidade de compreensão das emoções para o ajustamento socioemocional infantil. Verificou-se diferença estatisticamente significativa entre os dois grupos quanto à teoria da mente – na tarefa de Acesso ao Conhecimento e no escore geral da Escala – e quanto à compreensão emocional – no subcomponente Compreensão e Análise de Emoções. De forma geral, as crianças identificadas como não agressivas tenderam a apresentar uma teoria da mente e compreensão emocional mais sofisticadas, quando comparadas às crianças com indícios de comportamento agressivo. |
Abstract: | The theory of mind, understanding children elaborate about the mind, including emotions, intentions, desires and creed, let it predict their behavior and formulate the understanding of the social world. The emotion understanding, one of the founding aspects of the theory of mind, also influences the social-cognitive knowledge and seems to be closely connected to the social development path and scholar adjustment. Such constatation make us question about how emotion understanding would be on children that shows differentiated behavior, like aggressive behavior. This research aimed to explore the relations between the theory of mind – specifically the emotion understanding – and the aggressive behavior. It also aimed the understanding of the relation between emotion understanding and aggressiveness in children in fundamental school using comparisons between children that shows signs of aggressive behavior and children that don't show such signs. One hundred fifteen children on their first grade at two Juiz de Fora's fundamental school, both male and female, took part on the study. Among this initial sample, a subgroup of 60 children was selected – 30 students were identified by their teachers as socially suitable and 30 students were identified with aggressive behavior signs by the Escala de Percepção por Professores dos Comportamentos Agressivos de Criança na Escola. Children of both groups were evaluated regarding their development of the theory of mind, by the Scaling of Theory of Mind Tasks, and regarding their emotion understanding by the Teste de Inteligência Emocional para Crianças. The results showed a relation between the theory of mind and social development and pointed the influence of the emotion understanding ability level for the infant social-emotional adjustment. A significant statistical difference between the two groups regarding to the theory of mind was verified on the task of Knowledge Access and the Scale's final general score – regarding the emotional comprehension – on the sub-component Compreensão e Análise das Emoções. On a general level, children identified as non-aggressive tended to show the theory of the mind and emotional comprehension more accurate than children with signs of aggressive behavior when they were compared. |
Palavras-chave: | Teoria da mente Compreensão das emoções Agressividade Ensino fundamental Theory of mind Emotion understanding Aggressiveness Fundamental school |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | ICH – Instituto de Ciências Humanas |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Psicologia |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2438 |
Data do documento: | 20-Set-2011 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Psicologia (Dissertações) |
Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.