https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2404
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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viviamvargasdebarros.pdf | 1.81 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | Evidências de validade da escala de atenção e consciência plenas (MAAS) e do questionário das facetas de mindfulness (FFMQ-BR) entre usuários de tabaco e população geral |
Autor(es): | Barros, Víviam Vargas de |
Primeiro Orientador: | Ronzani, Telmo Mota |
Co-orientador: | Kozasa, Elisa Harumi |
Membro da banca: | Sartes, Laisa Marcorela Andreoli |
Membro da banca: | Demarzo, Marcelo Marcos Piva |
Resumo: | Introdução: Mindfulness se refere a uma habilidade metacognitiva, definida por Jon Kabat-Zinn como “prestar atenção de maneira particular, intencionalmente, no momento presente e sem julgamentos” As intervenções baseadas em Mindfulness têm se mostrado eficazes para vários problemas de saúde, principalmente para depressão, estresse, doenças crônicas e para prevenção de recaídas de uso de substâncias. Objetivo: traduzir, adaptar e apresentar evidências de validade da Mindful Attention Awareness Scale (MAAS) e do Five Facet Mindfulness Questionnaire (FFMQ), que aferem níveis de Mindfulness de forma unidimensional e multidimensional, respectivamente, para língua portuguesa do Brasil. Método: A validação da MAAS e do FFMQ foi realizada através de estudo transversal, correlacional, de metodologia quantitativa, com uma amostra total de 395 participantes, divididos entre pacientes de uma instituição pública de tratamento para dependência de tabaco, de uma Unidade de Atenção Primária à Saúde (UAPS) de Juiz de Fora, de estudantes universitários e de meditadores. Os instrumentos utilizados foram: Questionário sócio-demográfico, teste de Dependência de Nicotina de Fagerström, MAAS, FFMQ e a Escala de Bem-Estar Subjetivo (EBES). Este estudo foi dividido em duas fases. A primeira consistiu no processo de tradução e a adaptação cultural dos instrumentos que constou de cinco passos - tradução, síntese, retrotradução, revisão por comitê de especialistas e pré teste. Após os ajustes necessários, prosseguiu-se à segunda fase do estudo que consistiu na avaliação das propriedades psicométricas dos instrumentos. Foram analisadas a validade de construto e de critério e sua fidedignidade. Resultados: A partir da análise fatorial exploratória, a estrutura unidimensional da MAAS explicou 31,98% da variância total da escala. O FFMQ foi composto por 7 fatores devido à divisão dos fatores descrever e agir com consciência em dois novos fatores cada, diferente da escala original. Como esperado, o escore total da MAAS e do FFMQ- Brasil se correlacionaram positivamente com todos os fatores e com o escore geral da EBES (p< 0,001). Na validade de critério observou-se que para todas as facetas do FFMQ e para o seu escore total, foi observada diferença significativa entre os meditadores e não meditadores No entanto, para a MAAS não foi obtida diferença significativa entre os grupos. Nas análises de fidedignidade da MAAS, o alfa de Cronbach da escala total, considerando seus 15 itens foi 0,83 e o coeficiente Spearman-Brown (split half) foi 0,67. No teste-reteste, o valor do coeficiente de correlação linear de Pearson foi 0,80 (p< 0,001). No FFMQ, o alfa de Cronbach da escala total foi 0,81 e os valores dos alfas das facetas foram: Não Julgar a Experiência Interna (α=0,78), Agir com Consciência - piloto automático (α=0,79), Observar (α=0,76), Descrever – itens positivos (α=0,76), Descrever – itens escritos na negativa (α=0,75), Não Reagir à Experiência Interna (α=0,68 ) e Agir com Consciência – distração (α=0,63 ). Os valores de todas as correlações obtidas no teste-reteste foram significativas, com valores de p<0,001: FFMQ total (0,90), Não Julgar a Experiência Interna (0,80), Agir com Consciência - piloto automático (0,67), Observar (0,83), Descrever – itens com formulação positivos (0,85), Descrever – itens com formulação negativa (0,71), Não Reagir à Experiência Interna (0,72) e Agir com Consciência – distração (0,80). Conclusões: Estes dados confirmam a existência de evidências de validade de construto e de fidedignidade para ambas as escalas e de validade de critério para o FFMQ. |
Abstract: | Introduction: Mindfulness refers to a metacognitive skill, defined by Jon Kabat-Zinn as "paying attention in a particular way, intentionally, in the present moment and non judgmentally" The Mindfulness-based interventions have proven effective for many health problems, especially for depression, stress, chronic disease and relapse prevention among substance users. Objective: To translate, adapt and present evidence of validity of the Mindful Attention Awareness Scale (MAAS) and the Five Facet Mindfulness Questionnaire (FFMQ) to the Brazilian Portuguese language. Methods: The validation of the MAAS and FFMQ was performed through a cross-sectional and correlational study using a quantitative methodology, with a total sample of 395 participants, composed by patients of a public institution of treatment for tobacco dependence, a Unit of Primary Health (UAP) in Juiz de Fora, university students and meditators. The instruments used were: socio-demographic questionnaire, Fagerström Test for Nicotine Dependence, MAAS, FFMQ and Subjective Well-Being Scale (EBES). This study was divided into two phases. The first was the process of translation and cultural adaptation of instruments that consisted of five steps - translation, synthesis, back translation, expert committee review and pretesting. After the necessary adjustments, we proceeded to the second phase of the study that consisted of the evaluation of the psychometric properties of the instruments. We analyzed the construct and criterion validity and its reliability. Results: From the exploratory factor analysis, the unidimensional structure of the MAAS explained 31.98% of the total variance of the scale. The FFMQ was composed of 7 factors due to the division of the factors “describe” and “act with awareness” in two new factors, different from the original scale. As expected, the total score of the MAAS and the FFMQ-BR positively correlated with all factors and the overall score of the EBES (p <0.001). In criterion validity evaluation, we observed a significant difference regarding the meditators and non meditators scores for all facets of FFMQ and its total score. However, for the MAAS there was not a significant difference between the groups. In the MAAS reliability analysis, Cronbach's alpha of the total scale considering its 15 items was 0.83 and the Spearman Brown coefficient (split half) was 0.67. In the test-retest reliability, the Pearson coefficient was 0.80 (p <0.001). In FFMQ, Cronbach's alpha of the total scale was 0.81 and the values of the alphas of the facets were: “Nonjudging the Internal Experience” (α = 0.78), “Acting with Awareness – Autopilot” (α = 0.79), “Observe” (α = 0.76), “Describe - positive items” (α = 0.76), “Describe – items with negative formulation” (α = 0.75), “Nonreact to Internal Experience” (α = 0.68) and “Act with awareness- distraction” (α = 0.63). The values of all correlations for test-retest were significant, with p values <0.001: FFMQ total (0.90), Nonjudging the Inner Experience (0.80), Act with Awareness - Autopilot (0.67 ), Observe (0.83), Describe - items with positive formulation (0.85), Describe - items with negative formulation (0.71), Nonreact to Internal Experience (0.72) and Act with Awareness - distraction (0.80). Conclusions: These data confirm the existence of evidence of construct validity and reliability for both scales and criterion validity for FFMQ. |
Palavras-chave: | Mindfulness Validade Fidedignidade Psicometria Mindfulness Validity Reliability Psychometrics |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | ICH – Instituto de Ciências Humanas |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Psicologia |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2404 |
Data do documento: | 11-Jan-2013 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Psicologia (Dissertações) |
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