Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2389
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
nataliadovalleribeiro.pdf1.15 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: Formação de professores: dotação e talento e educação a distância
Autor(es): Ribeiro, Natália do Valle
Primeiro Orientador: Barbosa, Altemir José Gonçalves
Membro da banca: Silva, Nara Liana Pereira
Membro da banca: Chacon, Miguel Claudio Moriel
Resumo: Este trabalho contempla três estudos, relacionados, mas independentes. O primeiro é uma revisão cientométrica que analisou pesquisas que contemplassem Educação a Distância e formação de professores em serviço. Foram recuperados 55 artigos publicados entre 2006 e 2012. O segundo estudo também é uma análise cientométrica, que objetivou investigar a produção, no mesmo período, sobre professores de alunos com dotação e talento (D&T), publicados em duas bases de dados. Foram considerados 20 artigos. Já o terceiro estudo descreve o desenvolvimento e a avaliação de um processo formativo realizado com o objetivo de preparar professores para identificar alunos com D&T e tornar mais positivas suas atitudes em relação a esses estudantes. Foram compostos um grupo experimental, com 15 profissionais da educação, e um grupo controle, com 16. Foram utilizadas uma prova de conhecimento e a Escala Likert de Atitudes em Relação à Identificação e Desenvolvimento de Talentos. Observou-se aumento significativo do conhecimento e a presença de atitudes mais positivas dos participantes do GE, sendo que o GC se manteve estável. Obtiveram-se evidências de que o aumento de conhecimentos gera atitudes mais positivas em relação a esses estudantes.
Abstract: This work comprises three related but independent studies. The first one is a review that examined scientometric research that addressed the Distance Education and teachers in service education. 55 articles published between 2006 and 2012 were recovered. The second study is also a scientometric analysis, wich aimed to investigate the production, in the same period, about teachers of gifted students, published in two databases. 20 articles were considered. The third study describes the development and evaluation of a formative process conducted for the purpose of preparing teachers to identify gifted students and transform their attitudes toward these students into more positive ones. An experimental group (EG) was compound, with 15 education professionals, and a control group (CG), with 16. A knowledge test and the Likert Scale of Attitudes Toward Identification and Talent Development were used. A significant increase of knowledge and more positive attitudes of the participants of the EG were observed, and the GC remained stable. Evidences were obtained that the gain in knowledge generates more positive attitude towards these students.
Palavras-chave: Superdotação
Dotação & talento
Formação de professores
Educação a distância
Produção científica
Giftedness
Talent
Teacher education
Distance education
Scientific production
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: ICH – Instituto de Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-graduação em Psicologia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2389
Data do documento: 30-Out-2013
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicologia (Dissertações)



Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.